Todas as organizações buscam melhorias contínuas. Os Flight Levels observam oportunidades de como as empresas podem realizar essas intervenções de forma exitosa trazendo agilidade aos processos.
Em tradução livre Flight Level significa ‘nível de voo’. No mundo coorporativo o conceito se assemelha já que os Flight Levels buscam melhorias organizacionais em diferentes níveis de forma tática.
São três os níveis de voo:
Flight Level 1 – Histórias e Enablers
Pode ser definido como nível operacional, por estar bem próximo da observação. No conceito de voo seria o rasante, o que passa rente ao objeto estudado. As transformações e melhorias partem daqui.
As pessoas que fazem parte desse nível geralmente são de áreas de desenvolvimento de produtos e/ou serviços.
Dentro desse nível de voo são trabalhados itens do backlog do produto, como as histórias de usuário e os enablers que são as habilitadoras das histórias.
- Histórias
Uma breve descrição da funcionalidade na linguagem do usuário. - Enablers
São histórias do tipo facilitadoras que buscam a visibilidade para os itens de trabalho necessários.
Dentro desse nível de voo o necessário é buscar provar valor ao usuário.
Flight Level 2 – Épicos ou Features
Um pouco mais distante do operacional, o nível dois (tático) visa estar além das individualidades do time em si. Ele busca o alinhamento do todo para evitar ruídos e insatisfações. Pode ser considerado um nível de coordenação.
- Épicos
Agrega cada uma das histórias formando uma trilha mais completa, ou seja, a união de pequenas “peças” dando uma visão mais ampla do produto que o cliente receberá.
Ele funciona mais como uma nota de organização do todo.
- Features
Representam as funcionalidades do produto. Fazem o intermédio entre os épicos e as histórias. Organizam o backlog para que as tarefas estejam compiladas de forma correta em uma mesma entrega.
Flight Level 3 – Iniciativas
Esse é o voo onde se consegue ter uma visão do todo, o nível mais alto, onde acontece o planejamento estratégico e a definição das prioridades.
- Iniciativas
Possuem base para as tomadas de decisão e estão no topo da hierarquia de trabalho. Toda a organização dos passos anteriores parte da iniciativa.
As cinco atividades de Flight Levels:
1- Visualizar a situação
2- Criar foco
3- Estabelecer interações ágeis
4- Medir o progresso
5- Operar e melhorar.
Entenda:
Flight Levels é um conceito introduzido por Klaus Leopold um dos primeiros instrutores de Kanban no mundo e responsável por ajudar empresas a desenvolverem jornadas de Transformação Ágil.
Repensando a Agilidade
Klaus Leopold escreveu um livro cujo título é: Repensando a Agilidade: Por que os Times Ágeis não têm nada a ver com business agility.
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O autor explica no livro o que acontece de errado em algumas transições ágeis e os motivos pelos quais as melhorias desejadas não se concretizam.
Conclusão
O conceito de Flight Levels ajuda a entender a real necessidade das diversas etapas de uma organização para extrair o máximo e o melhor de cada uma delas. Organizando não só as demandas individuais e coletivas, como também a parte estratégica da organização. Isso faz com que os resultados sejam ampliados de forma positiva e as entregas cheguem ao consumidor final com excelência.