Quando vira meme já era. Será? Queridinho das buscas, das empresas e da população em geral o CHAT GPT ganhou repercussão mundial em novembro de 2022. E muitas pessoas começaram a se questionar sobre o papel dessa tecnologia na atualidade.
Uma ressalva: esse texto não foi escrito pelo CHAT GPT.
Brincadeiras à parte. Não será o fim de nenhuma profissão e nem o começo do fim do CHAT GPT, afinal a tecnologia é nossa aliada e não inimiga.
Muitos processos conseguem ser otimizados com o uso da inteligência artificial, liberando assim o profissional para pensar estrategicamente e ter mais tempo livre para avaliar diversas possibilidades. As máquinas e a tecnologia, ferramentas inteligentes, vieram para somar ao trabalho e auxiliar na produtividade trazendo otimização dos processos e a sua tomada de decisão mais assertiva.
Quer entender mais como a tecnologia pode ajudar a otimizar os processos da sua empresa?
Conheça a Portfolio Tech.
Utilizamos o CHAT GPT para fazer uma perguntinha entre nós e ele.
Grupo Portfolio: O que é o CHAT GPT?
Chat GPT: O ChatGPT é um modelo de linguagem natural desenvolvido pela OpenAI, baseado na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer) 3.5. Ele foi treinado em uma enorme quantidade de dados textuais e pode ser utilizado para gerar respostas a perguntas e realizar conversas em linguagem natural com os usuários.
O ChatGPT é capaz de entender e responder a uma ampla variedade de tópicos, desde questões cotidianas até assuntos mais complexos, como ciência, tecnologia, política, entre outros. Ele utiliza técnicas de aprendizado de máquina avançadas para entender o contexto e a intenção do usuário, e gerar respostas de forma natural e fluente.
O ChatGPT pode ser utilizado em diversos tipos de aplicação, incluindo chatbots, assistentes virtuais, sistemas de suporte ao cliente, entre outros. Ele pode ajudar a automatizar o atendimento ao cliente, melhorar a eficiência e a precisão das respostas, e fornecer uma experiência mais personalizada e interativa para os usuários.
Agora que já sabemos como ele mesmo se define vamos entender mais sobre a situação dele na atualidade.
CHAT GPT e os memes
“Perde o amigo mais não perde a piada” e foi assim que o Generative Pre-trained Transformer – o popular Chat GPT – caiu nas graças do público brasileiro. Passada a novidade e o frenesi, memes com perguntas aleatórias feitas à plataforma foram criando relevância na internet.
Como o algoritmo, em um de seus parâmetros, faz com que ele consiga responder as perguntas usando textos publicados na internet, muitos começaram a fazer perguntas engraçadas e registrar as respostas elaboradas pela IA.
Criação de samba enredo sobre a história do Twitter, declarações de amor, sugestões de conteúdo, fofocas de artistas, foram alguns temas que viraram memes na internet.
Mas nem tudo é meme.
CHAT GPT e sua função positiva
Vamos trazer como exemplo o uso da tecnologia do CHAT GPT na gestão de pessoas. A tecnologia permite que o profissional de RH foque na gestão estratégica como resultado de avaliações de desempenho, pesquisa de clima. Um software de RH que permita a integração de processos no setor é um ótimo exemplo de automatização com o uso da tecnologia a favor, de forma positiva.
Isso nada tem a ver com demissão em massa ou substituição de pessoas por máquinas e sim no envolvimento e parceria da tecnologia e inteligência artificial com aos profissionais.
CHAT GPT e o pedido de pausa
Em março deste ano, centenas de especialistas assinaram uma petição solicitando uma pausa de seis meses na pesquisa sobre Inteligências Artificiais (IAs). Tudo teve início porque essas novas vêm mais potentes que o ChatGPT 4.
O apelo é para que sejam estabelecidas, antes que as pesquisas continuem, regras, sistemas de segurança, vigilância, ferramentas que possam auxiliar a diferenciar entre o real e o artificial.
Na era das notícias falsas, as famosas “fake news”, uma ferramenta que poderia auxiliar na produção de conteúdo pode ser uma grande criadora e propagadora de desinformação e também de ciberataques.
Saiba mais sobre ciberataques nesse conteúdo especial
Conclusão
Com o passar do tempo a tecnologia foi sendo usada a serviço da informação e tem melhorado bastante a vida da população. Porém implementar novas tecnologias cada vez mais potentes sem entender, prever ou poder controlar as consequências envolve risco a população, pois não se saberá o que é verdade ou mentira.
A automatização dos processos e o ganho de tempo é saudável e gera lucros, se feito com responsabilidade e em parceria com profissionais capacitados.
Entenda mais sobre automatização de processos conversando com um de nossos consultores.
A Inteligência Artificial veio para ficar e facilitar, disso ninguém duvida, mas é preciso sabedoria e limites para que continuem sendo usadas a favor da humanidade.
Pingback: Quais os impactos da Inteligência Artificial Generativa e como utilizá-la nos processos da sua empresa - Portfolio Formação