Os Key Results no OKR significam uma descrição quantitativa, ou seja, por onde você mensura o progresso em relação a um determinado objetivo. No post de hoje selecionamos três passos para você ter key results poderosos e poder aplicar no seu dia a dia.
1) Key Results devem ser SMART
A metodologia SMART possibilita a você planejar e alcançar objetivos. Cada letra possui um significado.
S = Específica
É necessário que estejam presentes em detalhes o que você pretende alcançar.
M = Mensurável
A meta pode ser medida? É nesse ponto que você estabelece o progresso e verifica se realizou ou não o objetivo.
A = Atingível
Os objetivos não devem ser fáceis demais que não gerem desafio e nem difíceis demais para que não sejam alcançados.
R = Relevante
Demonstra alo que seja atingível, dependendo apenas do tempo, esforço e recursos dos envolvidos.
T = Temporal
Fica claro quando o resultado seja atingido, ou seja, o objetivo estará alinhado com o momento atual e será alcançado no período delimitado.
2) Key Results devem ser algo para “AMAR”
É importante que você goste da ferramenta, mas o amar aqui tem um outro sentido, assim como na metodologia SMART cada letra da palavra AMAR significa algo. Então os Key Results precisam Aumentar, Manter, Atingir ou Reduzir. Isso porque existe a necessidade de se ver onde está e para onde vai.
Exemplo:
A = Aumentar
Aumentar a métrica A de X para Y
M = Manter
Manter a métrica B em X
A = Atingir
Atingir o valor de X na métrica C
R = Reduzir
Reduzir a métrica B de X para Y
3) Key Results precisam ser desafiadores
Todo processo exige um período de maturação e para percebê-lo e transpor dificuldades, saber se o caminho traçado é o correto, é necessário calcular o progresso dos OKRs que é feito da seguinte forma:
Progresso = Valor Atual – baseline dividido por Meta – baseline
Exemplo 01
Key Result aumentar o NPS de 45% para 85%.
O valor medido hoje é de 60%
Valor atual: 60%
Baseline: 45%
Meta: 85%
Progresso = 60 – 45 dividido por 85 – 45
Progresso = 37,5%
Exemplo 02
Key Result Redução do número de bugs de 100 para 50/mês.
O valor medido do mês atual é de 90.
Valor atual: 90
Baseline: 100
Meta: 50
Progresso = 90 – 100 dividido por 50 – 100
Progresso = 20%
Vimos a importância de como um bom planejamento estratégico pode mudar a realidade da sua empresa e fornecemos modelos importantes:
Modelo de OKR para setor financeiro
Objetivo: Evoluir a eficiência financeira da empresa.
Key Results:
– Aumentar faturamento em 15%; (engajamento de setores comerciais/vendas).
– Reduzir R$ 50.000 em custos operacionais; (alinhamento de ações conjuntas com áreas de Operação).
– Reduzir 10% os custos de rescisões contratuais (envolvimento direto com lideranças e RH).
Modelo de OKR para marketing
Objetivo: Evoluir a eficiência financeira da empresa.
Key Results:
– Aumentar em 20% dos pedidos de demonstração; (induz parceria com setores técnicos/operacionais).
– Aumento de 10% nas conversões do ebook; (exige garantia de qualidade e controle do processo).
– Gerar 3000 leads nas conversões da revista (força acompanhamento e automações).
Conclusão
Os Key Results são de fundamental importância para o bom andamento das metas definidas por meio do OKR. Existem diversas formas de aplicá-las, mas definimos três passos de como torná-las poderosas: SMART, AMAR, e desafiadoras. Por meio de cada um deles os resultados podem ser medidos e com isso os rumos para atingimento da meta final podem continuar ou mudar.
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