Métricas ágeis: Como medir as entregas em agilidade

A agilidade é uma realidade nas empresas e a cada dia essa cultura empresarial fica mais difundida e necessária. O Business Agility é uma estratégia capaz de mudar a realidade da sua empresa, tornando-a adaptável às constantes mudanças e com foco na melhoria contínua e entrega de valor. Mas há como estabelecer métricas no contexto ágil? Como mensurar desempenho e produtividade em agilidade? 

No artigo de hoje vamos entender sobre métricas ágeis e a importância de cada uma delas no contexto da agilidade. 

Para que servem as métricas? 

As métricas são ferramentas essenciais para medir o desempenho e avaliar o progresso em relação aos objetivos e metas estabelecidos por uma organização. Elas fornecem informações quantitativas e qualitativas sobre diversos aspectos do negócio, permitindo que os gestores tomem decisões informadas e baseadas em dados.  

Porém, em um progresso ágil, com a complexidade dos projetos, o foco na entrega de valor, a adaptação, a flexibilidade, entre outras características do mindset, as métricas tradicionais podem não ser adequadas, sendo um desafio para gestores de equipes ágeis compreender seu desempenho. No entanto, é possível aplicar métricas ágeis focadas em resultados, adaptáveis e orientadas para a melhoria contínua, alinhadas aos princípios ágeis e que forneçam insights relevantes para impulsionar a entrega de valor e a melhoria do processo. Abaixo, apresentamos algumas métricas que são adaptadas ao modelo ágil de gestão. 

Vamos apresentar algumas delas
 

Cycle Time –  Mede o tempo que o time gasta para desenvolver um produto ou realizar uma tarefa.
Com essa métrica é possível avaliar a produtividade da equipe por meio de comparativos entre ciclos. Esse indicador ajuda o gestor a verificar se a equipe precisa de reforços, se há necessidade de remanejar tarefas ou um retorno individual.  

Throughput – Quantidade de trabalho processado em um determinado período.
Essa métrica avalia a quantidade de trabalho entregue por uma equipe de desenvolvimento em sprints. Ajuda a avaliar a eficiência do processo de desenvolvimento ágil. Pode ser medido em recursos concluídos, histórias de usuário implementadas, etc.  

WIP – Work In Progress – Quantidade de trabalho iniciado, mas ainda não concluído, em um determinado momento.
Muito utilizada no Scrum e no Kanban, o WIP representa as tarefas ou histórias de usuário em andamento no fluxo de trabalho da equipe. O seu controle é fundamental para evitar sobrecargas e gargalos no processo de desenvolvimento. Sua limitação também é fundamental para manter o foco, otimizar o fluxo de trabalho e melhorar a produtividade da equipe.  

WIP Age – Tempo que uma tarefa ou história de usuário fica em andamento no fluxo de trabalho da equipe.
WIP Age representa a duração do trabalho em progresso até sua conclusão. Essa métrica ajuda a identificar a eficiência do processo e a identificar possíveis gargalos ou atrasos. Observando esse indicador, pode-se otimizar o fluxo de trabalho, melhorar a produtividade e garantir entregas mais rápidas.  

Velocity – Mede a quantidade de pontos de histórias de usuário (story points) realizados em um ciclo (iteração).
A velocity (velocidade) é calculada somando-se os pontos de história ou as unidades de trabalho concluídas em cada sprint. É uma métrica utilizada para monitorar o progresso, identificar variações e ajustar o escopo das iterações para garantir entregas consistentes e previsíveis. Ela representa a capacidade de entrega da equipe ao longo do tempo.   

Capacity – Quantidade de esforço disponível de uma equipe para uma sprint/iteração.
A capacity (capacidade) é uma métrica fundamental para o planejamento e dimensionamento adequado das atividades da equipe. Ela é determinada levando em consideração fatores como a disponibilidade dos membros da equipe, suas habilidades e o tempo disponível para o trabalho. Ela auxilia a estabelecer metas realistas, definir o escopo do trabalho e evitar sobrecarga.  

Conclusão 

Vimos que a agilidade precisa ser mensurada para que vejamos o resultado prático das ferramentas e suas aplicações. Com isso se torna necessário poder saber como o time, os produtos, serviços, estão atuando, sua capacidade e produtividade estão sendo percebidas, desta forma as métricas ágeis ajudam na tomada de decisões e visões de melhorias. 

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