Como aplicar Cynefin e Disciplined Agile no seu planejamento OKR?

Em um planejamento empresarial é importante perceber que o excesso de iniciativas, a falta de foco e de alinhamento podem causar problemas. Eles atrapalham a rotina e o desenvolvimento de profissionais e empresas. Para que isso não venha a acontecer, foi desenvolvido um método que não só define como elenca de forma clara os objetivos, resultados-chave e as tarefas a serem realizadas. Esse é o OKR.  Que tal lembrar dele?  

Dividido em objetivos (trazem a ideia de onde queremos chegar) e resultados-chave (como saberemos se chegamos lá), o método visa fazer entregas constantes e em partes até concluir o projeto, fornecendo uma forma exitosa de medir e direcionar o progresso. 

O OKR pode fazer parte de várias tomadas de decisão trazendo mais assertividade aos contextos, além de ser um instrumento de motivação, orientado ao crescimento, definido e revisado trimestralmente. 

Esse modelo ágil de gestão de desempenho com foco nos resultados pode ser alinhado ao Cynefin e ao Disciplined Agile e, desta forma, estar em contato com cada projeto. 

Cynefin 

É um framework desenvolvido por Dave Snowden que consiste na categorização de problemas para orientar a tomada de decisões, onde cada adversidade deve ser entendida e solucionada a partir dessa compreensão. 

Os problemas são organizados em cinco áreas: claro, complicado, complexo, caótico e desordenado. Cada um deles tem suas especificidades. 

Claro: Entender – Categorizar – Responder
Restrições rígidas
O problema é de conhecimento de todos e só existe uma resposta certa. 

Complicado: Entender – Analisar – Responder
Restrições de governança 

Especialistas apresentam um diagnóstico e sugerem o melhor caminho. 

Complexo: Sondar – Entender – Responder
Restrições habilitadoras 

Existe o acolhimento das incertezas e o desenvolvimento de experimentações. Não existem respostas ruins. 

Caótico: Agir – Entender – Responder
Não há restrições 

O objetivo é restabelecer a ordem e ressignificar a situação. 

Desordenado:
Refletem um ambiente em constante mudança 

Os OKRs podem ser alinhados ao Cynefin a partir da compreensão da complexidade de cada objetivo, o que vai levar cada objetivo a uma estratégia de ação diferente. O objetivo pode ser até abortado caso não haja recursos ou certeza de que ele possa ser desenvolvido. 

Fonte: Gino Terentim

 

 

Disciplined Agile 

O Discipline Agile é um kit de ferramentas que oferece orientação de forma ampla para equipes e organizações para definição da melhor abordagem de cada um de seus projetos. 

O uso do Discipline Agile dentro dos OKRs permite que você entenda o passo a passo do que o cliente deseja, definindo o jeito de trabalhar (Way of Working – Wow) 

Lembramos que o DA é uma abordagem flexível que capacita equipes e organizações a serem ágeis, fornecendo um conjunto abrangente de práticas e orientações para atender às necessidades específicas e alcançar o sucesso em cada um de seus esforços. 

Os OKRs alinhados ao contexto com base no Disciplined Agile (DA) permitem que haja uma série de perguntas para definir o WOW (Way of Working) que é a melhor metodologia de gerenciamento dos projetos derivados do OKR. 

Por exemplo: Se dentro do planejamento surgir um projeto de construção de uma nova sala para receber clientes, seguindo o fluxo do DA podemos chegar a melhor metodologia para desenvolvê-lo. O que neste caso poderá ser o método tradicional. 

 

 

 Fonte: PMI

 

Conclusão 

Vimos que o OKR cria e monitora continuamente objetivos e resultados-chave, gerando atividades e projetos, sendo revisto trimestralmente. Quando o Cynefin e o Disciplined Agile são integrados ao OKR, ganhamos mais clareza sobre como chegar aos resultados-chave economizando recursos e utilizando os métodos certos para desenvolver os projetos e atividades. Isso confere à empresa e aos seus colaboradores um ganho nos projetos que se apresentam dinâmicos e com muitos desafios.
 

Deixe um comentário

Scroll to Top