Quando falamos em tendências emergentes estamos destacando as novas diretrizes de mercado. Na gestão de processos, que sempre busca o aperfeiçoamento contínuo de uma empresa, é importante estar atento às tendências e o que elas podem proporcionar.
Com o mundo globalizado existe a preocupação crescente de estar sempre a frente, se capacitando, para oferecer o melhor ao mercado tão competitivo.
No artigo de hoje, vamos fazer uma análise das tendências atuais e futuras na gestão de processos e como as empresas podem se beneficiar dessas tendências utilizando cada uma das técnicas que iremos citar no dia a dia.
Essas práticas estão em crescimento devido à constante evolução do ambiente de negócios e também do ambiente tecnológico.
Mas como perceber as tendências? O mercado sempre dá uma pista para onde está indo, principalmente em relação a eficiência, inovação e a capacidade de adaptação das empresas a utilizarem essas ferramentas a seu favor.
A gestão de processos lida com um conjunto de práticas que visa melhoria contínua nas empresas, em busca de alcançar metas e objetivos específicos, por isso observamos que as tendências a seguir, que são também ferramentas para o uso diário, quando aplicadas, fazem a diferença no cotidiano das empresas.
Inteligência Artificial (IA)
A IA pode ser utilizada pela gestão de processos para decisões estratégicas e não só. Ela pode ser aplicada em várias áreas da empresa como logística, vendas, Recursos Humanos, entre outros.
Essa aplicação depende de cada negócio e do que ele pretende com o uso da inteligência artificial, porém essa tecnologia pode ser utilizada para aumentar a produtividade, assumindo tarefas mais simples. Além disso, poderá auxiliar a traçar tendências de mercado em relação ao consumidor, mapeando o comportamento.
Automação Avançada
A automação avançada pode transformar diversos setores. Os robôs equipados com Inteligência Artificial podem realizar muitas tarefas, vistas como complexas, com bastante eficácia. O que auxilia no aumento de eficiência e redução de erros.
Automação Robótica de Processos (RPA)
É uma tecnologia de software que facilita processos por meio de robôs de software, os famosos “bots”, que permite atendimentos, por exemplo, como se fossem humanos. Muito utilizados em sites de serviços on-line e em planos de saúde para atendimento primário.
Process Mining (processo com análise de dados)
Como o próprio nome já diz, é um processo com análise de dados cujo objetivo é analisar cada um deles e entender a execução. O Process Mining busca descobrir as causas raízes de ineficiência. Ele também utiliza a automatização de monitoramento de processos e algumas funcionalidades de Inteligência Artificial com Machine Learning. O objetivo é atuar de forma preventiva, evitando impactos negativos no negócio.
Integração (ServiceNow)
Já vimos que a ServiceNow é uma plataforma que auxilia a unificar as organizações para que elas tenham um trabalho mais fluido. Saiba mais aqui.
Um desses benefícios é a integração, que faz parte das tendências emergentes em gestão de processos.
A integração tem como objetivo uma conexão entre vários aplicativos. Na ServiceNow, essa integração acontece por meios de APIs, que são, segundo o site da própria empresa, “um conjunto de ferramentas, definições e protocolos projetados para auxiliar na criação e integração de novos softwares de aplicativos”.
Low-Code
É uma tecnologia que busca a utilização de pouco código no desenvolvimento de produtos e serviços. Na gestão de processos, a implementação de ferramentas de low-code ajudam a organização a resolver alguns impedimentos, como criar soluções de negócios que possam ser complexas.
Gestão Adaptativa
Na gestão de processos esse é um tema de fundamental importância, pois visa oferecer reações diferentes à pressão do ambiente, ou seja, fornecer respostas assertivas independente do que esteja acontecendo ao redor.
A Gestão Adaptativa também busca realizar uma administração por meio de valores compartilhados, além priorizar informações abertas e transparentes.
Blockchain
Popular no meio do criptoativos, ganhou outras funcionalidades com o passar dos anos.
O Blockchain, segundo o Infomoney, “é um grande banco de dados compartilhado que registra as transações dos usuários”. Na gestão de processos, ele pode ser utilizado para verificar a transparência e segurança financeira de produtos e serviços.
Sustentabilidade
Pode parecer estranho relacionar sustentabilidade à gestão de processos, mas os temas se relacionam bastante.
Atualmente, o objetivo é buscar o máximo de eficácia e eficiência reduzindo danos e desperdícios. Nisso o conceito da sustentabilidade está totalmente em alinhamento com a gestão de processos, justamente por reduzir os riscos, padronizar os processos e diminuir o uso de muitos recursos que são extraídos do meio ambiente.
Agilidade e processos para experiência do cliente
Uma boa experiência do cliente é o que todas as empresas desejam, mas como conseguir? Na gestão de processos dois pontos fundamentais são a agilidade e os processos. Um complementa o outro para uma entrega mais eficaz, afinal uma experiência negativa pode por todo o negócio a perder.
Usar a agilidade é entregar valor por meio de estratégia e boas práticas, cuja gestão de processos delimita, dessa forma, o processo é sempre monitorado para garantir a satisfação do cliente final.
Conclusão
A importância de observar as tendências emergentes fica clara ao nos depararmos com cada informação nos tópicos abordados. A gestão de processos é moldada também por meio dessas tendências, o que torna ainda mais relevante a observação e implementação delas. Estar atento às práticas utilizadas no mercado faz com que a empresa permaneça competitiva e possa atender às demandas dos clientes com maestria.