Entenda como a Engenharia Consultiva pode ajudar sua empresa

Para o bom desenvolvimento de uma obra é necessário ter uma gestão adequada desde a concepção do projeto até sua entrega final. Esse é o papel da engenharia consultiva. Ela busca por meio de estratégias passar por todas as fases do projeto, do planejamento até a sua execução. No artigo de hoje vamos abordar metodologias e três temas que conversam entre si para que seja possível a realização do trabalho, são eles: engenharia do proprietário, gerenciamento da execução e comissionamento e recebimento. 

Engenharia do Proprietário

Com o objetivo de facilitar todo o trabalho do cliente, a engenharia do proprietário é responsável por toda a estrutura e a administração da obra para a qual for contratada. 

Ela é realizada por um especialista em gestão de obras o que evita surpresas desagradáveis como extrapolar orçamento ou tempo de serviço, dessa forma evita retrabalhos, paralizações nas frentes de obras, atraso de cronograma e aditivos. 

Gerenciamento da execução 

Uma das etapas primordiais no processo de uma obra, o gerenciamento da execução é responsável por gerir diferentes procedimentos dentro da construção civil, ou seja, participar de diferentes fases da produção e também da parte administrativa do processo, como: contratos, prazos, custos e ser um bom gestor em liderar pessoas. 

É uma fase que está diretamente ligada à construção de uma obra fazendo com que haja uma gestão integrada na construção. 

Comissionamento e recebimento 

São atividades de conferência, testes e startup dos sistemas e equipamentos. Elas acontecem a partir da conclusão da obra até o início da operação. O comissionamento também engloba a pré-operação assistida e a handover (passagem de bastão) para a operação de forma suave, não comprometendo o andamento do projeto. 

Uma fase fundamental para reduzir as incertezas como falta de equipamentos, desalinhamentos, paralisações e aditivos no contrato. Situações pelas quais ninguém quer passar. 

Além disso, a equipe que faz parte desse processo traz sugestões para que haja uma otimização dos projetos ainda na planta, evitando assim desperdícios. 

Metodologias utilizadas 

Para o bom gerenciamento de uma obra é necessário fazer um bom uso das metodologias uma delas é a Advanced Work Packaging (AWP). Essa metodologia ágil permite o planejamento integrado empacotado por áreas dividindo o cronograma do projeto em entregáveis diversos que vão desde os projetos, compra de materiais até execução e comissionamento. 

Também se pode fazer uso da metodologia Lean Construction que aumenta a produtividade, capacidade de entrega de uma obra, buscando sempre reduzir o tempo improdutivo e fornece melhorias em qualidade. 

O que essas metodologias têm em comum 

 A AWP e Lean Construction buscam melhorar o desempenho na condução das tarefas, buscando o envolvimento de todos os atores que fazem parte de cada um dos processos da obra visando evitar desperdícios, atrasos e surpresas negativas em qualquer etapa do processo. 

Conclusão 

A engenharia consultiva é um ramo da engenharia que busca assertividade e previsibilidade nas  obras por meio de gestão de projetos de construção que utilizam metodologias apropriadas como a AWP e Lean Construction. 

As obras que fazem uso desse serviço têm maior probabilidade de êxito, evitando assim o retrabalho e a dor de cabeça causada por atrasos e paralisações. 

Se interessou pelo tema e quer saber mais? Fale com um de nossos consultores. 

1 comentário em “Entenda como a Engenharia Consultiva pode ajudar sua empresa”

  1. Pingback: Engenharia Consultiva: Trazendo benefícios para construtoras - Portfolio Formação

Deixe um comentário

Scroll to Top