Prever tendências de mercado é saber como o comportamento do consumidor é influenciado, e isso é uma necessidade para quem quer se destacar no mundo dos negócios.
Já falamos que o mercado está evoluindo a passos largos, principalmente com o uso da inteligência artificial a favor dos negócios, e isso tem influenciado diretamente no comportamento do consumidor, que, de acordo com pesquisa da McKinsey, está mais otimista com o futuro, mas ainda assim adotando estratégias para reduzir gastos.
Embora o comportamento digital esteja em crescimento, as lojas físicas continuam a ter um papel importante na jornada de compra dos consumidores brasileiros.
IA e a análise de dados
A Inteligência Artificial tem um papel fundamental na transformação da forma como os dados são analisados. Por meio de técnicas como machine learning, é possível melhorar as estratégias de negócios, com o objetivo de aumentar a produtividade.
Além disso, essa metodologia consegue resolver problemas complexos sem necessitar de um grande poder computacional e deduzir resultados previamente definidos, auxiliando na tomada de decisão de forma precisa e com maior grau de confiabilidade.
De acordo com a CNN Brasil, dados recentes indicam que 72% das empresas globais adotaram a Inteligência Artificial (IA) em 2024, um aumento significativo em relação aos 55% registrados em 2023.
Previsão de Tendências com a IA
As tendências de mercado são possíveis de serem identificadas por meio da Inteligência Artificial, através da análise de dados não estruturados, que são informações contidas em redes sociais, blogs e canais na internet, que possuem uma variedade de opiniões e comportamento dos consumidores, o que faz com que seja possível identificar oportunidades para futuros negócios.
De acordo com a CEVAR FGV, no Brasil, essa tendência também é evidente, com 41% das empresas utilizando IA em suas operações diárias.
A Inteligência Artificial consegue ser uma ferramenta para estudo e monitoramento, que permita às empresas sempre estar se adaptando ao que o mercado exige. Para isso, é preciso seguir alguns passos, como coleta e análise de dados, modelagem e previsão.
Para o especialista em IA & Data Science do Grupo Portfolio, Thiago Bluhm, é necessário estar atento ao que o mercado demanda.
“Tender ao mercado é buscar o que ele demanda, e o mercado é sedento por inovação, tecnologia, agilidade e facilidade. Se eu consigo atender o meu cliente bem e melhor a cada nova geração de widgets, eu estou alinhado com as demandas e posso usar isso como um diferencial estratégico crucial”, destaca.
Soluções da Portfolio Tech.IA
AISTEIN
A solução inovadora desenvolvida pela Portfolio Tech.IA é capaz de realizar múltiplas tarefas, como interatividade avançada, análise de dados, escalabilidade e integração com sistemas corporativos no suporte técnico, vendas ou no atendimento ao cliente.
É por meio dele e do Xtracta Vision, que extrai informações textuais e visuais, mesmo em documentos com baixa qualidade, compreendendo o contexto, que é possível uma série de oportunidades de produtos, como o Shopping Assistant, um assistente de compras e vendas inteligente, que faz recomendações personalizadas de produtos, além de fornecer um melhor atendimento com tempo reduzido e sugerir compras com ofertas personalizadas.
Também é possível, por meio do Aistein e do Xtracta Vision, realizar diagnóstico de reputação de marca, monitoramento de sentimentos e percepções, auditoria inteligente de documentos corporativos, análise especializada de documentos técnicos, segmentação avançada de clientes e comportamento de compras, previsão inteligente de estoque e demanda.
Um estudo da Microsoft revelou que 87% dos líderes empresariais brasileiros consideram a adoção de IA crucial para manter a competitividade no mercado atual. Essas estatísticas demonstram a crescente importância da IA no ambiente corporativo, tanto global quanto nacionalmente.
Conclusão
A Inteligência Artificial está revolucionando a forma como se prevê tendências de mercado, por meio da automatização e coleta de dados, análises preditivas, de sentimentos, assistentes virtuais e diversas personalizações possíveis para extração e análise de dados.
Desta forma, as empresas podem adaptar estratégias para atender demandas de seus mais variados consumidores.
Existe, por meio da Inteligência Artificial, uma transformação sobre como as empresas trabalham e interagem com seus clientes, sejam internos ou externos. E é necessário que as companhias estejam atentas a essa mudança para que aproveitem as oportunidades e se mantenham competitivas no mercado.
A Portfolio Tech.IA desenvolveu soluções para ajudar empresas de diversos portes a possuírem uma integração da IA aos processos de negócios, permitindo que haja uma adaptação mais rápida às mudanças do mercado, entendendo as necessidades da empresa e dos clientes.
Se você quer manter sua empresa ágil e em constante evolução, entre em contato com um de nossos consultores.