Já falamos aqui sobre OKR em suas variadas funcionalidades. Como ferramenta de planejamento estratégico, como indicadores e também já falamos sobre BPM como ferramenta de implementação de uma boa gestão de processos e seus principais papeis na gestão de processos . No post de hoje vamos aprender como integrar essas duas ferramentas e ir mais longe.
Integração
As duas ferramentas buscam objetividade, além de elevar o desempenho e a competitividade da organização.
O OKR é um tipo de planejamento estratégico ágil que visa fazer entregas constantes e em partes até concluir o projeto, além de ter etapas de projetos flexíveis que se adaptam as mudanças, caso elas sejam necessárias, focando nas pequenas entregas e na satisfação do cliente tendo o orçamento definido a curto, médio e longo prazo.
O BPM busca identificar melhorias para aprimorar a execução dos processos, ou seja, realiza um mapeamento e traz a clareza sobre a distribuição de atividades dentro da empresa em diversas áreas não só a da TI a qual está intimamente ligado.
Funcionando juntos
Para Rafael Vilela, gerente de operações e projetos do Grupo Portfolio, os OKRs podem ajudar a conseguir realizar grandes ambições fazendo uma divisão de cada um deles e mensurando-os por meio dos indicadores.
O BPM por meio do planejamento e mapeamento de processos auxilia na realização dessas metas. Integradas essas ferramentas levam sua empresa a um caminho de assertividade, economizando tempo, potencializando resultados e facilitando decisões.
“O desafio da execução estratégica envolve a capacidade de um negócio em definir seus OKRs estratégicos e implementar as ações/projetos de transformação de processos que, posteriormente, serão incorporados à gestão do dia a dia da organização, para efetivação dos resultados chave almejados.”, destaca Rafael Vilela.
Dessa forma, OKRs e BPM juntos trabalham e funcionam bem para a condução do ciclo de vida de um projeto de transformação de processos, no intuito de aumentar as chances de sucesso noe alcance dos resultados chave dos OKRs estratégicos com o foco do cliente.
Relembre
Etapas do BPM por ordem de execução
- Arquitetura de Processo
- Mapeamento do processo atual “AS IS”
- Análise do Processo
- Redesenho do Processo “TO BE”
- Plano de implementação do novo Processo
Os detalhes de cada etapa você pode conferir no nosso curso BPM: Transformando Organizações por meio de Processos (Turma Novembro/2023) e também no conteúdo BPM: saiba como implementar uma boa gestão de processos.
Planejamento Estratégico Ágil (OKR)
- O objetivo é fazer entregas constantes e em partes até concluir o projeto;
- As etapas do projeto são flexíveis se adaptando às mudanças caso sejam necessárias;
- O orçamento é definido a curto, médio e longo prazo;
- Foco nas pequenas entregas e na satisfação do cliente.
Ele pode ser trabalhado de diversas formas e você encontra mais sobre as aplicações de um bom OKR entendendo como um bom Planejamento Estratégico pode mudar a produtividade da sua empresa e pode aprender mais no nosso curso Gestão Estratégica Ágil com OKR.
Conclusão
Cada uma das ferramentas de forma individual já traz muitos benefícios para a realidade da empresa. Juntas elas conseguem ainda mais. Um diferencial competitivo para o dia a dia da organização, focando em transformar a dor do cliente em uma oportunidade de negócio, por meio da expertise dos colaboradores engajados em pensar com um novo modelo de gestão.
Esperamos ter auxiliado você a entender mais o funcionamento dessas ferramentas de forma conjunta.