Quando pensamos em obras civis geralmente atrelamos a experiência a algo que fugiu do prazo e do orçamento. Uma das maiores dores dos clientes que estão realizando expansões de seus negócios ou construindo do zero é não ter seu produto entregue no prazo estimado, dentro do orçamento planejado e com a qualidade esperada.
E como realizar uma obra sem dor de cabeça?
Quando se fala em obras, seja de pequeno, médio ou grande porte é preciso ter cuidado. Somente um planejamento técnico não basta. É preciso gerir a obra como um projeto que contemple todas as suas áreas de conhecimento.
Para reduzir possibilidade de falhas, desde a execução até a entrega final, podemos lançar mão das metodologias de gestão de projetos, que trazem previsibilidade, organização e economia para construções. Elas são uma forma de gerenciar diversas variáveis inerentes ao escopo do projeto, sem dor de cabeça para o cliente.
Gestão de projetos
A aplicação de melhores práticas e metodologias adequadas faz com que haja uma otimização no andamento da obra, permitindo assim que os recursos disponíveis sejam aproveitados da melhor forma.
No planejamento, é feita a visão geral do que é a obra, incluindo os processos de orçamento e cronograma, análise de riscos, estabelecimento de contingências, entre outras ações que farão com que a obra inicie em conformidade com o que foi solicitado pelo cliente.
Dessa forma, a resolução dos problemas se baseará no planejamento e seguirá um fluxo predeterminado, o que facilita a tomada de decisões assertivas.
O monitoramento e controle é uma atividade fundamental na gestão do projeto de construção pois ele previste medir se o que foi planejado está sendo feito ou tem temos desvio. Desta forma, trazemos previsibilidade para a gestão e a efetiva atuação nos ajustes e correções em tempo hábil.
A qualidade da obra também está inclusa no gerenciamento de projetos, pois ele administra o padrão de qualidade, atendimento das obrigações técnicas prevista em Norma, o controle de processos e verifica, com frequência, se os padrões estipulados estão sendo atendidos.
Legalização da obra
As obras estão sujeitas a normas e regulamentações e, mais uma vez, o gerenciamento de projetos auxilia na organização de toda a obra, pois garante o cumprimento das determinações legais, reduzindo o risco de multas.
Gerenciamento de pessoas
Saber lidar com as pessoas é bastante importante no dia a dia da construção civil. O papel do gestor de projetos é estimular um ambiente de trabalho saudável onde os colaboradores se sintam bem para ser produtivos e criativos, além de estimular a comunicação entre os setores que executam as tarefas.
Comunicação eficaz entre todas as partes interessadas (clientes, equipes de projeto, fornecedores, engenheiros etc) estejam alinhadas e informadas sobre o progresso e qualquer mudança ou problema que surja.
Satisfação do cliente
Uma gestão eficaz de projetos resulta em maior satisfação do cliente, pois o projeto é entregue dentro do orçamento e do prazo, atendendo às expectativas de qualidade.
Conclusão
Vimos alguns pontos do porquê a gestão de projetos desempenha um papel fundamental no êxito do planejamento e execução de obras civis. Ela auxilia na redução de riscos, mantendo a qualidade e garantindo a melhor entrega para o cliente final.
Pingback: Quais são as principais metodologias utilizadas na Gestão de Projetos de Obras - Portfolio Formação