Sinônimos não faltam. Métricas, índices, KPI, OKR, todas essas palavras representam indicadores, ou seja, são análises quantitativas do dado dentro do processo.
Um indicador precisa ser mensurável, pois é por meio dele que tomadas de decisão vão acontecer. Não adianta ter a informação se não existe como qualificá-la, ou seja, fazer um comparativo entre os resultados para saber se existe um progresso ou pontos ainda a melhorar no andamento da demanda.
Na área de logística, por exemplo, um bom indicador a ser levado em conta é o tempo médio de entrega e a partir dele se pode fazer um comparativo e identificar os êxitos e os pontos a se desenvolver em cada etapa.
Os indicadores necessitam de uma operação matemática envolvida já que é importante saber o que está acontecendo e para onde se quer ir.
Afinal, como diz a frase clássica da obra Alice no País das Maravilhas, de autoria de Lewis Carroll: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.
E esse é um dos grandes erros do mundo coorporativo: não definir o local para onde se quer ir.
Os indicadores de gestão permitem que exista um direcionamento de caminho a ser trilhado.
Um fator importante a se observar é quais serão as dimensões de análise, pois o indicador apresenta um dado, mas é necessária uma vertente de dados para uma análise mais assertiva.
Tempo, mês, dia, hora, ano geralmente são as dimensões de tempo mais utilizadas para analisar um indicador.
O que talvez você não saiba é que qualquer processo de negócio possui uma possibilidade de análise de dados para que sejam produzidos relatórios, indicadores e ter uma visão geral do que se precisa estudar e melhorar.
O erro mais comum é achar que, pelos indicadores e a análise deles fazer uma grande diferença no desempenho positivo da empresa, a solução é ter muitos indicadores e mapear todos eles, quando na verdade o segredo está na leitura do cenário para identificar os indicadores que serão úteis para o processo. Nesse caso a frase “quanto mais melhor” não se aplica.
A metodologia ágil do OKR , por exemplo, usa de três a cinco indicadores.
Gostou do tema? Quem fala sobre ele em um conteúdo exclusivo desenvolvido pela Portfolio Tech é o especialista em BI e Analytics Isaias Garcez.
Confira!
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