Geralmente, quando se pensa em tecnologia o que vem à mente são as palavras ‘inovação’, ‘mudança’, ‘atualização’. Quem dera se as informações pudessem virar conhecimento por meio de um simples download na mente, certo?
Decifrar dados parece algo longe e fora de alcance, mas é extremamente necessário para entender o momento que se vive, mapear erros e tomar decisões de forma assertiva, minimizando resultados indesejados.
O avanço da tecnologia permitiu gerar uma inteligência também voltada para os negócios e ir além do que já se conhecia.
Tomar decisões é fazer escolhas e isso implica em consequências. No mundo empresarial essas consequências podem significar êxito ou prejuízo em projetos. A leitura dos dados de uma empresa é determinante para ir além do feeling (intuição). Ter dados que empoderem uma tomada de decisão embasa um comportamento e a realização de mudanças e entregas positivas.
Os dados gerados diariamente pelos diversos setores da sua empresa podem ser traduzidos em informação e utilizados para beneficiar os processos individuais e coletivos. Afinal um conjunto de dados processados e tratados se tornam informações valiosas para uma organização.
Utilizando a tecnologia a favor do seu negócio
O Business Intelligence (Inteligência de negócios), conhecido popularmente como BI, tem a finalidade de traduzir dados brutos.
Os dados gerados por cada setor da empresa são transformados por meio de técnicas que organizam, leem e analisam, seguindo uma metodologia.
Essa mudança acontece por meio de ferramentas tecnológicas específicas, capazes de traduzirem esses dados brutos. O resultado é a produção de relatórios e dashboards com um visual intuitivo e de fácil compreensão.
Informações antes perdidas conseguem ganhar nova vida com o uso da tecnologia concedendo um conhecimento mais detalhado e amplo de cada área de negócio que se tenha desejado mapear.
Essa modernização na forma de ler os dados também auxilia a empresa a se reposicionar para o seu público, seja ele externo (clientes, fornecedores) ou interno (colaboradores).
Objetivo do Business Intelligence
Certamente dar a sua empresa mais competitividade no mercado é o seu desejo. Torná-la mais vista pelas características positivas e a real importância que ela apresenta, destacando-a da concorrência, sem dúvida alguma, é o que você busca. É isso que o BI, quando aplicado, fornece.
Com um banco de dados organizado e fluido é possível conhecer melhor cada área da empresa, pontos de melhoria e os pontos fortes. Além da necessidade real do cliente e as da própria empresa.
O objetivo do Business Intelligence é facilitar e reduzir o tempo de tomada de decisão decodificando dados, estruturando processos e também:
•Diagnosticar, mapear e analisar as fontes de dados dos indicadores;
•Modelar, formatar e transformar os dados;
•Calcular métricas, indicadores e índices;
•Construir relatórios e painéis;
•Estabelecer estrutura de compartilhamento e consulta.
Por que utilizar o BI – entendendo o Big Data
Você já deve ter percebido que diariamente o número de informações e estímulo aumenta e, por esse mesmo motivo, é necessário ter a inteligência de negócios a favor da sua empresa.
O Big Data, grandes dados, na tradução literal, ou mega dados, é o resultado de dados gerados pela internet, mídias sociais e comércio eletrônico.
Você pode imaginar a riqueza dessas informações? Agora imagine todas essas informações decifradas de forma simples, de fácil compreensão e acesso. Imaginou? Um diferencial imenso para aplicação de estratégias e aumento de visibilidade, lucratividade e assertividade. Esse é um dos motivos pelos quais você deve utilizar o Business Intelligence.
Gestão a vista e análise preditiva
A análise preditiva é a resolução dos problemas matemáticos complexos e o vislumbre de cenários que preveem tendências e fazem recomendações, ou seja, se não estiver favorável podem ser mudados com alguns ajustes.
A gestão a vista auxilia a ver os processos que estão em curso e seu funcionamento. Ela consegue dar um passo à frente na visão de cenários futuros, do acompanhamento de metas e entender a operação in loco.
As tomadas de decisão de forma estratégica levam em consideração todos os pontos já abordados nesse artigo.
Os dados históricos e atuais são analisados por meio da inteligência de negócio e as descobertas apresentadas em formatos visuais interativos.
A automatização de processos gera uma economia de tempo e esforço para os colaboradores e a sua empresa de modo geral.
Conclusão
Ajustes em tempo real e mudanças estratégicas de longo prazo são determinantes para reduzir ineficiências, adaptar-se às mudanças do mercado, corrigir problemas de fornecimento e resolver problemas relacionados aos clientes atendidos.
Tudo isso pode ser alcançado por meio do Business Intelligence e Analytics com a estruturação dos dados da sua empresa.
O comportamento do consumidor pode ser previsto por meio de análises que facilitam na hora de tomada de decisão relacionadas a estratégias comerciais e posicionamento.
Se você quer se aprofundar mais pode aprender sobre BI clicando aqui, E se você quer o nosso auxílio do nosso time para maximizar o valor dos seus ativos é só falar com um de nossos consultores.
Pingback: Self-Service de BI: a facilidade dos dados em suas mãos - Portfolio Formação