Você provavelmente já ouviu falar das soft skills, que são habilidades comportamentais associadas à personalidade de uma pessoa. Essas habilidades não são técnicas, mas podem ser aprimoradas. Elas estão relacionadas à maneira como lidamos com os outros, com grupos, com as próprias emoções e com o tempo.
A realidade dinâmica da atualidade e o mercado buscam profissionais que saibam lidar com os desafios diários de maneira mais independente e ao mesmo tempo colaborativa.
De acordo com um estudo do site CareerBuilder, 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as habilidades técnicas, por trazerem impacto positivo e um grande diferencial.
Isso ocorre porque as soft skills são habilidades de comportamento que tem ligação com as emoções, criando um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Uma empresa é feita de pessoas diversas, sendo assim importante não só dominar a técnica como também as soft skills.
Soft skills em destaque
As habilidades são diversas, mas algumas delas aparecem como requisitos e diferenciais no mercado, principalmente no recrutamento e seleção. A ZipRecruiter realizou uma pesquisa sobre as principais habilidades sociais no trabalho e listamos aqui algumas que consideramos fundamentais.
Comunicação Precisa
Falar corretamente, de forma clara e objetiva, é muito importante em qualquer ambiente. No empresarial, saber escutar e interpretar o que as pessoas estão dizendo, sem ruídos, é uma habilidade essencial para o sucesso dos projetos.
Planejamento
Organizar suas atividades para alcançar o que deseja, sem desperdício de tempo e recursos, é fundamental para projetar o futuro e adaptar estratégias.
Gerenciamento de tempo
Manter a produtividade, cumprir os prazos e entregar com qualidade são essenciais. Essa soft skill favorece quem a possui, pois aumenta a efetividade e reduz o estresse, fornecendo equilíbrio sem sobrecarregar a rotina.
Flexibilidade
Com a alta velocidade em que as coisas estão mudando, se adaptar rapidamente e saber como lidar com as mudanças inesperadas é uma habilidade cada vez mais requerida. O profissional que possui flexibilidade está pronto para superar os desafios.
Inteligência Emocional
Saber manter a ansiedade sob controle e lidar com as próprias emoções, especialmente em um mundo sobrecarregado de informações, é um diferencial. Isso permite reagir bem a momentos de pressão e se manter racional em situações adversas.
Liderança
Independentemente de ter um cargo de gestão, essa habilidade permite a inspirar, orientar e ajudar os outros. Realizar tais tarefas demostra liderança natural, característica valorizada em qualquer função.
Trabalho em equipe
Colaborar com outras pessoas e construir projetos conjuntos não se resume apenas a dividir responsabilidades, mas também respeitar as individualidades de cada um, utilizando isso a serviço do todo. Em equipes cada vez mais multidisciplinares, essa é uma habilidade é altamente valorizada.
Pensamento crítico
Refletir sobre diversos pontos de vista antes de tomar decisões. Essa habilidade mostra que a pessoa tem a capacidade de questionar e sugerir melhorias, oferecendo soluções fundamentadas.
De acordo com a pesquisa da CahNet EUA, divulgada pela Forbes, devemos acrescentar à lista de soft skills mais demandadas pelas empresas:
Persuasão
Uma habilidade de comunicação bastante útil para convencer as pessoas a aceitarem uma ideia ou realizarem uma ação, por meio da capacidade de influenciar.
Habilidades de apresentação
Com o trabalho híbrido, essa soft skill se tornou ainda mais necessária como ferramenta de comunicação. Ela ajuda a tornar as apresentações envolventes, de modo a prender a atenção das pessoas, transmitindo as informações de forma direta, clara e atraente.
Inovação
Essa habilidade é muito valorizada nas empresas. Muitas delas possuem setores voltados para a inovação, enquanto outras incentivam que todos os colaboradores desenvolvam essa característica. Em um mundo cada vez mais acelerado e dinâmico, conseguir ter um novo olhar é sempre disruptivo e interessante.
Profissionais que possuem essas habilidades são valorizados em suas empresas, pois são fundamentais para o trabalho em equipe, a liderança, a solução de problemas e para pensar de forma inovadora e resolutiva.
Como desenvolver soft skills nos colaboradores
É fundamental que as empresas incentivem o desenvolvimento dessas habilidades naturais em seus colaboradores. A cultura de feedback, mentorias e workshops são excelentes ferramentas para que os colaboradores identifiquem suas potencialidades, habilidades intra e interpessoais, e busquem seu aprimoramento contínuo.
Importância das soft skills
As soft skills ajudam as pessoas a alcançarem um equilíbrio entre vida pessoal, profissional e social, ao promoverem um intercâmbio de habilidades que permeiam várias áreas da vida, contribuindo para o êxito profissional, saúde mental e qualidade de vida.
Conclusão
Profissionais que estão no mercado ou em busca de oportunidades precisam estar atentos ao que podem oferecer para além do conhecimento técnico, e as soft skills são habilidades que trazem um diferencial positivo em qualquer área de atuação.
Hoje, com a rotina mais acelerada e dinâmica, é necessário um aprendizado contínuo das próprias potencialidades e limites para alcançar o sucesso. Complementar a isso é de fundamental importância que as empresas estejam atentas aos seus colaboradores, buscando extrair deles suas melhores características e envolvê-los nos processos e demandas de trabalho. Para isso, feedbacks contínuos, mentorias e workshops de desenvolvimento são imprescindíveis. Se precisar organizar cursos InCompany para seus colaboradores, entre em contato conosco. Elaboramos uma proposta personalizada de acordo com a sua necessidade.