Todo grande projeto precisa de uma análise de riscos para que possa ter sucesso e minimizar as incertezas, pois é preciso entender os cenários diversos e como eles podem impactar a empresa como um todo.
Se engana quem pensa que a análise de riscos só mostra o risco eminente, ela também auxilia para que haja uma compreensão dos desafios que estão por vir. Sendo assim, fica mais fácil mapear futuros pontos de crise.
A análise de riscos em projetos
Sabemos que um projeto tem início, meio e fim bem definidos, com objetivos, tempo e recursos específicos.
A análise de riscos serve para verificar, além dos riscos, as ameaças e oportunidades e o que realizar a partir das informações adquiridas.
Ferramentas que auxiliam na análise de riscos
PMBOK
O Project Management Body of Knowledge, em português, Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, foi desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI) e busca estabelecer as melhores práticas para o gerenciamento de projetos.
Esse guia tem uma área de conhecimento dedicada a gestão de riscos. Ele ajuda o gestor a identificar, analisar e responder a riscos, minimizando os impactos negativos e aumentando os impactos dos riscos positivos.
O conteúdo apresentado no Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, ajuda a antecipar e planejar ações que aliviam problemas já instalados, auxiliando assim no êxito do projeto.
Métodos Ágeis
Auxiliam na adaptação de imprevistos, quando se tratam de projetos complexo, que surgem e fazem com que o projeto ganhe mais flexibilidade.
Plano de Gerenciamento de Riscos
O plano de gerenciamento de riscos consiste em um documento de fundamental importância dentro da gestão de projetos, pois ele identifica os riscos, analisa e descobre de que forma eles podem ser controlados e monitorados.
Ele é integrado ao plano de gerenciamento do projeto e sempre deve ser revisitado ao longo do ciclo de execução até sua finalização.
Etapas da gestão de riscos
1 – Identificar
Nessa etapa é importante listar todos os potenciais riscos do seu projeto, ou seja, qualquer coisa que possa afetar seu cronograma, orçamento, o sucesso do empreendimento.
Entrevistas com os interessados do projeto, levantar riscos em potenciais com a equipe, documentar e verificar tudo que se acredita ser verdade no projeto, conferir as listas dos riscos mais comuns e desenvolver uma matriz de análise de riscos.
2 – Analisar
Deve ser feita uma análise específica para cada risco encontrado na etapa anterior. Isso auxilia a equipe a pensar em como serão feitas ações para solucionar os problemas.
3- Priorizar
Priorize os riscos mais prováveis e graves de acontecer. São eles que precisarão de mais cuidado e atenção.
4- Atribuir
Responsabilize uma pessoa da equipe para cada risco encontrado. Dessa forma, os colaboradores estarão preparados para monitorar os riscos e saber a coisa certa a fazer para contê-lo.
5 – Monitorar
É importante que mesmo o projeto em andamento e funcionando bem os riscos continuem sendo monitorados para que não haja imprevistos difíceis de lidar.
6- Mitigar
Caso o risco se concretize será necessário reagir para que ele não leve o projeto ao fracasso, para isso é necessário utilizar um plano para conter o risco.
Conclusão
Para que um projeto seja bem-sucedido é necessário que haja um planejamento bem específico de cada etapa, principalmente na gestão de riscos.
Um risco não pode levar o seu projeto a ruína, por isso é importante que cada projeto tenha seu plano de contingência para lidar com riscos eminentes e prevê-los.
Os projetos do Grupo Portfolio são elaborados pensando nisso. Se você se interessou pelo assunto e quer conversar sobre como implementá-lo na sua empresa, fale com um de nossos consultores.