Já abordamos aqui como tomar decisões assertivas em sua empresa usando BI. No post de hoje vamos detalhar um pouco mais quais etapas são necessárias em um desenvolvimento de Business Intelligence.
Como todo início de projeto, é necessário, em primeiro lugar, o contato com o cliente. É nessa interação que será feita a análise da empresa. O resultado disso é um diagnóstico sobre quais áreas de negócio serão mapeadas, quais indicadores serão utilizados e quem são os responsáveis por cada um.
Depois de tudo estudado e delimitado é gerado um produto, que chamamos de mapa de indicadores. A partir daí, depois da aprovação do cliente, se vai a campo para o desenvolvimento de BI, com o apoio da área de tecnologia da informação da empresa.
O Business Intelligence é uma etapa fundamental para que você consiga aproveitar os dados que gera em seu negócio e transforme-os em resultados e percepções para novos posicionamentos.
São seis as etapas de um desenvolvimento de BI
1. Diagnóstico e Mapa de Indicadores
2. Conexão a fonte de dados
3. Extração, Transformação e Carga
4. Armazenamento de dados analíticos
5. Cálculo de métricas
6. Criação de relatório
Para André Mota, especialista em BI e Analytics da Portfolio Tech, utilizar gráficos é um diferencial do BI.
“Os gráficos ilustram melhor e as áreas de negócio podem tomar decisões assertivas baseadas no comparativo apresentado. O número por si só não apresenta nenhuma análise própria, precisamos colocar informações que detalhem esse número.”, destaca.
No final do processo a documentação fica com o cliente. Isso permite que ele tenha o conhecimento do que foi feito e possa passar adiante para novos colaboradores a gestão da informação e continue aplicando esse diferencial competitivo na empresa.
Gostou do conteúdo?
Você pode continuar aprendendo mais sobre quais as etapas de um desenvolvimento de Business Intelligence no Tech Talks.