O conceito de agilidade está intimamente ligado a presteza e leveza. O que nos faz refletir sobre o tema, indo para a área de negócios é como utilizar essa agilidade a nosso favor sem perder a qualidade da entrega e sem gerar ansiedade na equipe.
Muito se pensa que agilidade pode estar ligado ao atropelo, mas esse é um conceito errôneo. É possível desenvolver um negócio ágil com estratégia, planejamento e sem atropelos.
A esse uso da agilidade de forma estruturada e como uma proposta atualizada de modelo de gestão damos o nome de Business Agility.
Afinal, o que é Business Agility?
Em tradução livre, o termo significa agilidade de negócios e esse conceito resume de forma simples o que de fato é essa metodologia.
Muito além das ferramentas, o Business Agility promove, quando aplicado, uma mudança na mentalidade dos colaboradores, das empresas e do cenário como um todo.
O maior medo do mercado
Lidar com incertezas e tentar se preparar para elas sempre foi um desafio pessoal e profissional ao redor do mundo. Depois de 2020 a preocupação em estar preparado para o desconhecido aumentou. E esse é o maior medo do mercado: o inexplorado.
É maravilhoso sair na frente e descobrir novas possibilidades, porém, quando isso acontece de forma passiva, ou seja, o inexplorado, desconhecido, vai de encontro à realidade do seu negócio, gera dor e medo.
Adaptação de negócios
É por esse motivo que utilizar o Business Agility não só traz um diferencial para a empresa como um todo como também para o mercado. A mentalidade muda. Nos tornamos mais atentos às transformações dos negócios e mais adaptáveis.
A adaptação faz com que a empresa se reinvente de forma ágil, não perca espaço e possua vantagem competitiva que na atualidade é um diferencial e tanto.
Flexibilidade é outra palavra-chave para a adaptação. Entender como funciona sua empresa e os processos nela envolvidos faz com que seja possível moldar-se a necessidade apresentada em diversos cenários.
Saber ler dados e prever cenários é uma das formas de tornar seu negócio exitoso, aliando isso a uma nova forma de pensar resulta em aliar estratégias para acompanhar a tecnologia e a inovação pedidas no mundo global.
Mindset ágil
Pensar de forma individual impactando positivamente o coletivo. Agir coletivamente buscando melhorias individuais. Uma junção de características que unem autonomia, confiança, liderança, atitude, respeito, criatividade, inovação.
Ao ler dessa forma parece uma missão impossível, porém o mindset ágil é o conjunto de práticas organizacionais que tornam os colaboradores e o ambiente propício a se desenvolverem em alto nível.
Longe de cobranças desumanas para garantir resultados extraordinários. É uma mudança de mentalidade para se adaptar às mudanças por meio de erros e acertos, com feedbacks e busca por melhorias contínuas.
Quem dera fosse com um piscar de olhos, no entanto é feita com pequenos e constantes passos.
Abrir a mente para a desconstrução exige esforço que é recompensado pelo crescimento pessoal e profissional.
Podemos resumir o mindset ágil em algumas características:
– Respeito
– Colaboração
– Entrega de valor
– Adaptação à mudança
Tudo que foi explicado até agora faz com que a empresa e o profissional que nela atua se desenvolva e crie uma carreira também ágil.
Com a volatilidade do cenário mundial estar disposto a se reconstruir é premissa básica de empresários, colaboradores, negócios, que queiram ser bem-sucedidos. Ignorar o novo é ficar para trás e não se modernizar, como consequência a perda de possibilidade de desenvolvimento e espaço é certa.
Como mudar?
A palavra mudança deve ser vista com bons olhos pois traz novos ares e motivação, quando bem aceita, é verdade.
Para mudar é necessário estar disposto a se abrir a possibilidades diversas sem perder o planejamento. Sim! É possível, como falamos no começo desse artigo, fazer um planejamento, afinal ele é fundamental, mesmo diante de cenários voláteis.
“A única certeza de um planejamento é que ele muda”. Essa frase bem divulgada no mundo coorporativo é real e traz à tona a importância da aplicação das técnicas para princípios e mentalidade ágeis.
Romper padrões como achar que esse tipo de metodologia é restrito a área da tecnologia da informação já é um princípio de mudança.
Atualmente as empresas precisam estar prevenidas em relação as suas informações e também a sua mentalidade.
Reconhecer o conceito de ágil, compreender os valores organizacionais, otimizar o negócio e elaborar uma forma de trabalho que, aos poucos, vá se adequando a essa metodologia é começar a mudança.
Conclusão
Estar presente no mercado seja como empresário ou colaborador é precisar estar em constante movimento. Independente do tempo de cada um realizar suas tarefas, cada um em sua realidade, um ponto não pode ser descartado: a mentalidade ágil.
Essa característica do Business Agility gera grandes impactos nas empresas e em seus funcionários, permitindo assim mudanças não só de mentalidade, como de posicionamento e resultados.
Se você deseja aprender mais sobre como estabelecer uma cultura ágil dentro da organização, entender como as métricas de desempenho influenciam os times, aplicar os OKRs e preparar a organização para fazer a transição para o ágil é só clicar aqui e saber mais.
Pingback: Management 3.0 e os impactos na vida empresarial
Pingback: Métricas ágeis: Como medir as entregas em agilidade - Portfolio Formação