Como acompanhar seus fluxos de entregas utilizando Scrum com Kanban?

Quando falamos em gestão vem sempre à mente um receio natural de ter que lidar com processos, pessoas, estruturas e dinâmicas, que nem sempre são fáceis.

Hoje vamos apresentar para você como duas estruturas de gestão, o Scrum e o Kanban, podem ser complementares e trazer mais eficácia e agilidade em suas entregas e nas da sua equipe.

O Scrum é bastante popular no gerenciamento das demandas de trabalho. É uma estrutura ágil que auxilia de forma fundamental para o desenvolvimento, entrega e manutenção de produtos, dos simples aos mais completos.

Desta forma, todos ganham: os colaboradores que conseguem se manter focados e os clientes que recebem um produto de valor.

O método envolve uma série de fatores que lhe faz pensar de maneira mais ágil. Para as equipes de desenvolvimento ela é imprescindível, pois consegue desmembrar o complexo em várias tarefas, tornando mais simples o todo.

Entendendo mais sobre o Scrum

Dentro dessa técnica existe um processo que facilita a interação entre os diversos envolvidos na demanda. Esse processo recebe o nome de sprint que nada mais é do que uma forma de reduzir os riscos, aumentar a agilidade e produtividade, além de possibilitar receber um feedback mais rápido e assertivo do cliente final.

Ao encerrar de cada sprint existe um ganho mensurável. As equipes envolvidas conseguem ver o progresso, no famoso “um passo de cada vez”. Isso permite que a motivação continue em alta, bem como o engajamento.

Agora que você já entendeu mais como funciona o Scrum, vamos falar sobre o Kanbam

Kanban – método de eficiência na produção

Pode soar repetido, já que falamos acima que o Scrum é uma técnica que permite a eficiência, mas, na verdade as duas estruturas se complementam.

O Kanban é mais conhecido como um sistema para controlar e gerir tarefas de forma simples e visual, já que ele usa cores como sinalizadores.

De forma mais funcional, ele pode ser colocado em prática com uma lousa ou cartolina e notas adesivas de diversas cores, mas é sabido que a versão digital desse método também pode ser aplicada.

A transparência dele é precisa na seguinte divisão: o que deve ser feito, o que está sendo feito e as tarefas concluídas.

Esse framework permite que seja gerado um relatório de indicadores baseadas em métricas de desempenho, são elas:  trabalho em progresso, que contabiliza as tarefas em que a equipe está trabalhando (pode ser mais de uma), as tarefas que são feitas por semana e as entregues por mês, o tempo em que a tarefa fica no processo de produção até ser entregue e o tempo em que o time, de forma geral, gasta para entregar a tarefa para o cliente, desde a concepção até a finalização.

Ressaltamos que o uso de métricas e ferramentas de agilidade é de fundamental importância para integrar o time e deixar todos os envolvidos alinhados sobre o que está acontecendo na produção.

Conclusão

Os métodos aqui apresentados podem mudar a realidade da sua empresa, do seu trabalho e do fluxo de informação entre os colaboradores envolvidos em processos complexos.

Quando existe um caminho delimitado e bem estruturado a seguir, ganham todos os envolvidos e o resultado é uma entrega de qualidade, com agilidade, transparência e satisfação.

Passos pequenos e simples marcam as entregas do dia a dia que se tornam mais leves e mensuráveis, desta forma todos os processos considerados mais difíceis podem ser vistos como simples por estarem divididos e compartilhados.

Se você se interessou pelas metodologias apresentadas convidamos você a fazer parte da nossa Masterclass Scrum com Kanban na prática. É só clicar aqui e falar com um de nossos especialistas para mais detalhes.

Deixe um comentário

Scroll to Top