Engenharia Consultiva: Trazendo benefícios para construtoras

Na indústria da construção, muitos são os desafios diários. Lidar com equipes, prazos e orçamentos são alguns dos pontos que o engenheiro responsável pela obra tem que tratar. Nesse sentido, já explicamos aqui no blog que a Engenharia Consultiva é a responsável por gerir de forma adequada o projeto, desde a concepção até a entrega final.

Hoje, vamos falar sobre os benefícios que ela pode trazer para as construtoras. Lembramos que a Engenharia Consultiva não conflita com o trabalho do engenheiro da obra, pois enquanto o engenheiro na obra está focado na execução e resolução dos desafios no canteiro da obra, o engenheiro consultivo tem o papel de dar o suporte necessário com visão estratégica do início ao fim do projeto.

Se você tem uma construtora ou faz parte de uma, geralmente você tem dor de cabeça mais recorrente em dois cenários:

1) Gestão da qualidade

2) Acompanhamento de prazo e custo

Correto? Sim! Mas você sabe por que isso ocorre?

Gestão da qualidade

A Gestão da qualidade tem como objetivo garantir a excelência técnica buscando uma cultura de melhoria contínua.

Por exemplo: quando a obra está em construção, ela continuamente tem que ser auditada. A fiscalização técnica é uma das ferramentas que se usa para fazer essa auditoria.

Esse cenário pode trazer uma sobrecarga de trabalho ao engenheiro da obra, pois ele precisa acompanhar todos os processos que uma obra exige sem deixar de lado esse passo fundamental que garante que os padrões de qualidade estabelecidos no projeto estejam sendo seguidos por meio de políticas, procedimentos e sistemas de controle de qualidade.

Acompanhamento de prazo e custo

O acompanhamento de prazo e custo serve para garantir que o projeto seja executado dentro do cronograma e do custo previstos.

Nessa fase, é necessário monitorar o progresso em relação ao cronograma, identificar os desvios e garantir que haja medidas corretivas, se necessário, para que o projeto tenha um bom andamento.

O engenheiro responsável também terá mais essa função, o que pode gerar um excesso de demanda e uma qualidade insatisfatória.

Como resolver?

Contratar uma empresa que trabalhe com a engenharia consultiva traz não só a solução para esses dois cenários como uma série de benefícios no dia a dia.

A gestão de qualidade e o acompanhamento de prazo e custo serão feitos por um engenheiro que terá uma ligação estritamente imparcial com a obra e os colaboradores, podendo exercer sua função da melhor forma, seja na fiscalização como na gestão de obra especializada.

Isso traz um serviço de qualidade sem tornar inviável o processo, ou seja, investindo em uma terceirização que vai desafogar o engenheiro da obra, o deixando livre para executar o plano e se preocupar na resolução dos desafios diários da obra.

A terceirização acontece por diárias de trabalho, ou seja, durante um ou dois dias na semana empresas especializadas em engenharia consultiva disponibilizam o profissional que fará a fiscalização e/ou a gestão de obra especializada.

Conclusão

Para realizar uma obra dando ao engenheiro liberdade e tempo para executar suas funções, é recomendado fazer uso de um serviço de engenharia consultiva. Dessa forma, pontos que geralmente são dor de cabeça, como a gestão da qualidade e o acompanhamento de prazo e custo, se tornam fatores de qualidade e desempenho, por ter um profissional exclusivo com o olhar voltado para esses pontos, e por um custo bem melhor do que contratar um auxiliar de engenharia.

Gostou do tema e quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas.

Deixe um comentário

Scroll to Top