O conceito de agilidade tem sido popularizado no dia a dia. Muitas equipes já vêm usando na aplicação de frameworks para a melhoria do desempenho pessoal e da empresa como um todo. O Disciplined Agile (DA) é também um framework ágil que oferece orientação de forma ampla para equipes e organizações que querem aprimorar suas práticas ágeis.
Podemos definir o DA também como um conjunto de ferramentas que auxilia as equipes em seus processos internos buscando agilidade e assertividade.
É um tipo de abordagem híbrida que reúne elementos de metodologias diversas, tais como: Scrum, Kanban, SAFe®, entre outras abordagens adaptáveis e escalonáveis.
Como surgiu
O Disciplined Agile (DA) surgiu em 2009, foi criado por Scott Ambler e Mark Lines, na IBM Rational.
Em 2012, foi publicado o primeiro livro sobre esse framework, intitulado “Introdução ao Disciplined Agile Delivery”, que hoje está em sua segunda edição.
Ainda em 2012, esse framework passou para o domínio da Disciplined Agile Consortium, que atualmente se encontra em sua quinta versão. Em 2019, foi comprado pela PMI.
Princípios essenciais do Disciplined Agile (DA)
- Context counts: Levar em conta o contexto
- Be pragmatic: Ser pragmático
- Enterprise awareness: Manter a empresa consciente
- Deligt custumers: Satisfazer os clientes
- Optimize flow: Otimizar o fluxo
- Choice is good: Ter escolhas é bom
- Be awesome: Ser incrível
- Organize around products services: Organizar-se de acordo com produtos e serviços
Esses princípios direcionam como utilizar a agilidade nas organizações, permitindo que as equipes façam escolhas com base em suas necessidades e contextos por diferentes abordagens, alinhando estratégias e objetivos de forma colaborativa buscando encantar os clientes por meio de um aprendizado contínuo.
Quatro visões do Disciplined Agile (DA)
Mentalidade: Estende os princípios, promessas e diretrizes do mindset do DA com filosofias específicas.
Pessoas: Aborda funções especializadas e, às vezes, estruturas de equipe em potencial, que são específicas dessa camada.
Fluxo: Descreve o processo de negócios, ou fluxo de negócios, que é um ponto de partida comum para organizações novas no seu jeito de trabalhar (Your way of work! – WOW) ágil nessa área.
Práticas: Fornece uma coleção de opções de processo, como práticas e estratégias, que devem ser escolhidas e aplicadas de maneira sensível ao contexto.
As camadas do Disciplined Agile
Para que se tenha uma estrutura organizada com o intuito de ajudar equipes e organizações na jornada ágil, o Disciplined Agile (DA) possui quatro, são elas:
Disciplined Agile Enterprise: capaz de perceber e responder rapidamente às mudanças no mercado. Faz isso por meio de uma cultura e estrutura organizacional que facilitam a mudança dentro do contexto da situação que enfrenta.
Value Streams: abrange os recursos necessários para fornecer fluxos de valor a seus clientes. Um fluxo de valor é o conjunto de ações que ocorrem para agregar valor para os clientes desde a solicitação inicial até a realização do valor pelos clientes.
DevOps disciplinado: é a simplificação do desenvolvimento de soluções de TI e das atividades de operações de TI, juntamente com o suporte às atividades corporativas de TI para fornecer resultados mais eficazes a uma organização.
Fundamentos: tem como finalidade fornecer os fundamentos do kit de ferramentas DA
Conclusão
Vimos um pouco do que é o Disciplined Agile (DA), uma abordagem flexível que capacita equipes e organizações a serem ágeis, fornecendo um conjunto abrangente de práticas e orientações para atender às necessidades específicas e alcançar o sucesso em cada um de seus esforços.
Em breve a Portfolio Formação fornecerá o Preparatório para Discipline Agile Scrum Master (DASM) recomendado para profissionais que estão iniciando no ágil e possuem o conhecimento básico. Fique ligado na nossa agenda de cursos aqui.