Estratégia adaptativa: prepare-se para o presente com pensamento estratégico

Você sabe o que é a estratégia adaptativa? Ela é um modelo de pensamento estratégico alinhado com as constantes mudanças no mundo de negócios, cada vez mais volátil. 

Esse assunto foi tema de livro publicado em 2020, de autoria de Sandro Magaldi e José Salibi Neto, duas referências na área de gestão e empreendedorismo. 

A obra aborda que os modelos estratégicos desenvolvidos no passado serviram para um mundo mais linear, mas atualmente é necessário um novo modelo de pensamento estratégico que combine com inovação e disruptividade para sobreviver. 

Gestão de empresas 

Na gestão tradicional, as decisões das empresas são feitas de forma verticalizada, ou seja, aquela famosa decisão top down, de forma que somente a liderança definia estratégia e os deixando os colaboradores mais afastados do planejamento, ligados apenas à execução do trabalho. 

Em uma gestão moderna, isso não só é impensável, como o CEO precisa entender o contexto empresarial, ouvir seus colaboradores e adaptar as diversas realidades a ambientes que se transformam rapidamente. 

É preciso estar atento às mudanças do mercado. Sem estratégias adaptativas, grandes empresas podem fechar suas portas. Como exemplos temos as gigantes Blockbuster e Kodak, que não souberam se reinventar e se adaptar à nova realidade dentro de um universo digital que acreditaram ser tendência passageira. 

Pós pandemia 

Em 2020, vivemos um cenário inimaginável. Presenciamos uma pandemia e com ela diversos desafios. Além das milhares de vidas ceifadas por conta do vírus, um cenário global de incertezas trouxe desafios para todos. 

As organizações precisaram se adaptar a um novo mundo e novos modelos de negócios em um ambiente de incertezas, imprevisibilidade e instabilidade. 

Entenda como um bom Planejamento Estratégico pode mudar a produtividade da sua empresa 

Esse mundo VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade, Ambiguidade) gerou a necessidade de uma resposta rápida e de uma estratégia adaptativa ainda mais acelerada. 

Estratégia adaptativa 

De acordo com os autores Malgadi e Neto no Livro Estratégia Adaptativa esse conceito é uma evolução de todos os outros, além de aprendizados adquiridos da própria evolução estratégica. 

Isso ocorre porque ela une os benefícios da eficiência operacional com a visão da relevância do posicionamento para as organizações e do valor das competências essenciais. É a partir desses conhecimentos que existe a evolução do conceito de Estratégia Adaptativa realizando a adaptação ao ambiente, inserindo novos elementos alinhados com a realidade da economia atual.   

Ou seja, é necessário, em ambientes onde as vantagens competitivas são transitórias que a inovação seja uma constante para não ficar para trás no mercado. 

A cultura organizacional é um dos fatores mais importantes desse novo modelo de pensamento estratégico. É por meio dela que as mudanças podem acontecer de forma mais flexíveis ou não. 

Sendo a cultura do aprendizado, segundo os autores do livro Estratégia Adaptativa, a mais relevante nesse novo sistema, pois nas organizações onde as pessoas aprendem, elas têm vontade de fazer tudo melhor todos os dias. 

No centro da estratégia adaptativa está o cliente e, para que uma organização seja capaz de adaptar-se e desenvolver essa estratégia, são necessários sistemas integrados e adequáveis. São eles: 

Cultura organizacional

Métodos ágeis 

Gestão de dados 

Desafios de implantação  

Nem todas as empresas estão preparadas para se adaptar, pois ainda existe falta de preparo nas equipes para lidar com as adversidades do dia a dia e a implantação de novas tecnologias atualizadas quase que diariamente. Porém, com uma boa estratégia de mudança, é possível sim fazer essa transição de forma que os funcionários se sintam acolhidos e dispostos a ajudar a si mesmos, aos clientes e à empresa. 

Conclusão 

A estratégia adaptativa já vinha sendo implantada muito antes da pandemia, mas depois de 2020 ela se tornou ainda mais forte e indispensável para as empresas que querem sobreviver às mudanças. 

O livro cita que as empresas não podem continuar fazendo uma gestão como antigamente, pois a forma de gerir os negócios evoluiu bastante e é necessário entender isso para poder aplicar os novos conceitos e conseguir viver com as mudanças do mercado. 

Se você quer realizar essa transformação na sua empresa, conte conosco. Temos um time capacitado para auxiliar você nesse processo.  

Fontes:

Resumo Cast
Magaldi, S.; Neto, J. Estratégia Adaptativa: O novo tratado do pensamento estratégico. São Paulo: Editora Gente, 2020. 

 

Deixe um comentário

Scroll to Top