Governança de Dados: economia e segurança

Sabemos que os dados são importantes valores para que todo o ecossistema de negócios tenha êxito, tanto que já falamos da importância de tratar corretamente e proteger os dados que estão sob responsabilidade da sua empresa. 

Os dados são ativos de grande valor para os negócios, tanto que existem até crimes para sequestro de dados.  Já falamos sobre como proteger seus dados e não cair nos golpes da internet aqui. No artigo de hoje vamos continuar falando de dados sob a ótica da Governança. 

Afinal, o que é Governança de Dados? 

A Governança de Dados é um conjunto de práticas utilizadas para gerenciar os dados durante o ciclo de vida dele, desde a captação até o descarte. 

Ela também possui a responsabilidade de definir uma política de dados – padrões internos, para alinhamento de todos os setores sobre suas peculiaridades e a forma com que cada dado deve ser coletado, armazenado, utilizado e por fim descartado. 

Esse cuidado é de fundamental importância no uso dos dados, eles precisam estar sob essa governança que garante a conformidade não só interna como externa. 

Principais objetivos da Governança de Dados 

– Compreender e apoiar as necessidades de informação da empresa 

– Capturar, armazenar, proteger e garantir a integridade e qualidade dos dados 

– Garantir a privacidade e confidencialidade dos dados 

– Prevenir acessos, manipulação ou uso indevido dos dados 

– Garantir que os dados agreguem valor à empresa 

Alguns benefícios da Governança de Dados 

Decisões assertivas – Você poderá ter acesso à leitura de cenários e a partir daí garantir um melhor posicionamento. 

Custo reduzido – Com os dados armazenados e decifrados da forma correta você irá gerenciar os recursos de forma mais preparada e com isso ser mais eficaz. 

Gerenciamento de riscos – Será mais simples caso haja a necessidade de realizar esse procedimento porque os dados estarão protegidos por meio da segurança que garante o sigilo dos mesmos. 

Tudo isso que vimos é baseado em um framework chamado DAMA (DMBOK – Data Management Body of Knowledge- criado por uma organização sem fins lucrativos formada por profissionais dedicados a promover os conceitos e melhores práticas para a Governança de Dados. O capítulo brasileiro foi criado em 2010. O DAMA é dividido em 10 áreas de conhecimento, os quais você pode ver a seguir: 

As 10 áreas de conhecimento do DAMA são: 
  • Metadados
  • Arquitetura de dados
  • Segurança de dados
  • Qualidade de dados
  • Dados Mestres ou referencial
  • Integração e interoperabilidade
  • DW e BI
  • Armazenamento e operação de dados
  • Gerenciamento de documentos e conteúdo
  • Design de dados 

Cada um deles traz um conceito e benefícios que garantem uma governança de dados de excelência. 

Quer saber mais? Confira no bate-papo cheio de informação da Portfolio Tech entre Thiago Silva, coordenador de Transformação Digital e Marcelo Custódio, especialista de Projetos e Processos.   

Gostou do conteúdo e quer saber como implementar a Governança de Dados na sua empresa? O Grupo Portfolio realiza análise de maturidade, identificando em cada área de conhecimento as necessidades da sua empresa. Fale com um de nossos consultores. 

1 comentário em “Governança de Dados: economia e segurança”

  1. Pingback: A ausência da Governança de Dados prejudica sua empresa - Portfolio Formação

Deixe um comentário

Scroll to Top