As métricas de desempenho de projetos auxiliam na avaliação do sucesso do PMO e em uma realidade dinâmica, cheia de desafios e busca por assertividade elas são indispensáveis, afinal o Project Management Office (PMO) pode oferecer uma gama de serviços, tendo como principal objetivo desenvolver o nível de experiência da empresa na gestão de projetos para garantir um maior nível de sucesso nas realizações dos projetos.
Mas como medir o sucesso de um escritório de gerenciamento de projetos (PMO)? É o que vamos compartilhar nesse artigo
Medindo o sucesso de um escritório de gerenciamento de projetos (PMO)
Para medir o sucesso de um PMO são necessários indicadores chaves de desempenho, os KPIs, pois eles são capazes de demostrar como a gestão de projetos pode melhorar.
É por meio dessas métricas que se consegue ter uma visão bem definida e objetiva do progresso, o impacto dos projetos e uma análise profunda das práticas do PMO.
O que é um indicador e para que serve?
Um indicador precisa ser mensurável, pois é por meio dele que tomadas de decisão vão acontecer. Não adianta ter a informação se não existe como qualificá-la, ou seja, fazer um comparativo entre os resultados para saber se existe um progresso ou pontos ainda a melhorar no andamento da demanda.
Indicadores para medir sucesso do PMO
Separamos alguns indicadores chaves que auxiliam a medir o sucesso de um escritório de gerenciamento de projetos (PMO) por meio das métricas. São eles:
Entrega dentro do prazo e do orçamento
Um bom PMO deve saber orientar o Gerente de Projetos e o time para que o projeto posso ser executado dentro do prazo e tenha seus recursos otimizados para que não seja preciso recursos extras. Exemplos: índice de desempenho de prazo e Indice de desempenho de custos (IDP e IDC)
Satisfação do cliente
A opinião de quem faz uso dos serviços é muito importante. É por meio dessa métrica que se é capaz de entender como o trabalho está sendo visto e, caso não esteja sendo bem visto, é tempo de adequá-lo às expectativas e necessidades do cliente final. (NPS)
Capacidade e competência da equipe
Avaliar frequentemente a produtividade, empenho, habilidades e conhecimento da equipe é um indicador chave que faz toda a diferença para reorganizar estratégias e desenvolver pessoas. Por meio de Assessments, aplicação de radar de maturidade, etc…
Desvio físico do projeto
Serve para realizar o acompanhamento da execução do projeto, ou seja, ele compara o que foi planejado com o que foi entregue. É um percentual do avanço previsto menos o percentual do avanço realizado.
Dessa forma se consegue ver se foi realizado menos ou mais que o esperado e ajustado o desempenho do projeto.
Conclusão
Os KPIs podem ser definidos e elaborados pela própria equipe para avaliar o sucesso de um PMO, mas eles devem ser escolhidos alinhados com os objetivos estratégicos da organização e podem variar dependendo do tipo de projeto e das necessidades da empresa.
Cada um dentro de sua realidade pode aplicar indicadores diversos. Trouxemos alguns exemplos de indicadores que podem facilitar no dia a dia para a mensuração dos resultados.
Esperamos que tenham gostado do conteúdo. Se quiser saber mais como aplicá-los na sua empresa, converse com um de nossos consultores.