Não caia nos golpes da internet. Proteja seus dados

O que você faz para proteger seus dados de golpes? Você já parou para se perguntar que nesse exato momento alguém pode estar tentando roubá-los?

O post de hoje mostrará quais os  ataques mais comuns que acontecem na internet, mas antes vamos falar da importância dos dados.

Já vimos que o dado é de extrema necessidade para qualquer empresa. É por meio deles que se pode desenvolver ações específicas para um bom gerenciamento de crise, tomadas de decisão assertivas e planejamento.

Cada empresa possui e também coleta milhares de dados mensalmente, seja por cadastros, pesquisas, engajamento e eles devem ser preservados para que não caia nas mãos erradas. É por isso que se deve estar atento e ter estratégias e funcionalidades para a proteção deles.

Como se proteger dos ataques

Você já ouviu falar em engenharia social? Ela é um golpe muito comum. Tão simples que é fácil cair na armadilha.

Por meio dela os golpistas induzem os usuários a enviar dados confidenciais e por meio dessa abertura de contato invadem seus computadores e/ou celulares.

Quem nunca recebeu mensagem de banco pedindo atualização de cadastro ou falando que estava em uma situação difícil e que precisava acessar um link para conversar com o gerente e obter mais informações?

75% DOS ATAQUES INICIARAM ATRAVÉS DE PHISHING, QUE TRABALHA COM ENGENHARIA SOCIAL.*
*Dados da pesquisa Trend Micro

Conheça outros tipos de ataques bem comuns

Phishing – as mensagens enviadas, geralmente por e-mail, tentam roubar dados pessoais imitando alguma fonte confiável como bancos, empresas de telefonia, das quais você é cliente.

Malware – um software que inclui vírus. Pode ser enviado por qualquer plataforma e, quando o usuário clica no link ou baixa um arquivo, em anexo no e-mail, por exemplo, ele invade o computador, rouba informações, bloqueia acessos importantes e também sequestra dados (ransomware).

Ransomware – é um tipo de malware de sequestro de dados. Isso mesmo. Ele sequestra os dados  da vítima e cobra resgate por meio de criptomoedas. No mundo corporativo esse é um dos mais comuns.

Vírus – capaz de infectar o sistema por meio de um programa, faz cópias e espalha para outros computadores.

PUA (Aplicativo Potencialmente Indesejado) – coleta dados para além do que deveria, abusa de permissões para gerar anúncios indesejados e enganar os usuários para fazer pagamentos inexistentes etc.

Como as empresas podem se prevenir de golpes

As empresas podem se manter protegidas ensinando aos colaboradores a não cair em golpes na internet.

Mensagem de e-mail, SMS, Whatsapp ou ligações devem ser bem avaliadas.

Geralmente os golpistas já tem bastante informações sobre a vítima e lhe induzem a acreditar que são da empresa para a qual trabalham ou algum banco no qual tem conta.

Na dúvida não clique em nenhum link, não responda nenhum e-mail nem mensagem e não passe nenhum dado via ligação. Entre em contato com o setor de relacionamento da sua empresa e pergunte se essas mensagens são verídicas.

Gostou do tema? O coordenador de transformação digital do Grupo Portfolio Thiago Silva, o especialista de Governança de TI Alysson Maciel e o supervisor de TI Matheus Silva bateram um papo superdescontraído no Tech Talks que você confere agora.

Divulgamos um artigo sobre ciberataques. Você pode conferi-lo aqui

1 comentário em “Não caia nos golpes da internet. Proteja seus dados”

  1. Pingback: LGPD: proteja seus dados - Portfolio Formação

Deixe um comentário

Scroll to Top