A agilidade está na moda, poderíamos por assim dizer. O fato é que na atualidade as metodologias ágeis dão um grande diferencial para as empresas, mas existem ferramentas como o Quadro Kanban que não são necessariamente ágeis, mas são bastante utilizadas na agilidade, por ter como objetivo entregar valor para o cliente e trazem resultados promissores.
No artigo de hoje vamos entender sobre o Quadro Kanban e o Método Kanban que apesar de possuírem o mesmo nome tem funcionalidades diferentes.
Quadro Kanban
A palavra “kanban” é de origem japonesa e significa “cartão”, por isso a ferramenta utiliza notas adesivas em um board, para quem gosta de cartolina ou quadros, e na forma online, em cartões virtuais.
Você sabia?
O Kanban foi idealizado pelo criador do Sistema Toyota de produção, Taiichi Ohno, para alinhar o método de produção e fazer a equipe render no tempo certo, ou seja, só era produzido o que era demandado pelo cliente. Desta forma, mais valor era gerado com menos desperdício.
Como funciona
É bastante visual e tem como objetivo acompanhar as etapas do trabalho, do processo, por meio de um quadro separado por colunas.
São três as colunas mais importantes: a fazer, fazendo e feito.
Na coluna “a fazer”, ficam as tarefas que ainda irão começar; na “fazendo”, as que estão em andamento; e “feito” as que já foram concluídas.
Assim que um cartão é concluído entra um outro na coluna “a fazer”. Esses cartões “extras” ficam em uma coluna separada chamada de backlog ou lista de pendências.
Método Kanban
Criado em 2010, por David J. Anderson, a princípio para desenvolvimento de software, ele é uma evolução da ferramenta e segue os mesmos princípios, mas possui métricas de acompanhamento.
Separamos três das principais:
– WIP (work in progress): Trabalho em andamento.
Essa métrica é importante porque limita o trabalho em progresso por coluna, ou seja, minimiza-se o desperdício tanto de tempo, como financeiro, otimizando ao máximo as entregas da equipe.
Lead Time: Tempo de espera
O ciclo de produção é o tempo que o produto leva até chegar no cliente, desde o pedido, produção, despacho e entrega.
Tudo precisa estar de acordo com a necessidade da empresa e do cliente para que as expectativas não sejam frustradas de nenhum dos lados. O cliente pede e quer receber no tempo hábil ou antes, e a empresa precisa analisar cada uma das fases e entender quais gargalos precisam ser vencidos para que o cliente receba e também para que ela evite prejuízos.
Cycle Time: Ciclo de tempo
O ciclo de tempo se assemelha ao tempo de espera, mas é restrito ao tempo que o time gasta para desenvolver o produto ou realizar uma tarefa. Com essa métrica é possível avaliar a produtividade da equipe por meio de comparativos entre ciclos.
Esse indicador ajuda a verificar se a equipe precisa de reforços, se há necessidade de remanejar tarefas ou um retorno individual.
Conclusão
O Quadro Kanban e o Método Kanban são complementares, mas ainda assim possuem diferenças básicas importantes. O Quadro Kanban é uma ferramenta de gestão que permite você visualizar o fluxo de trabalho e saber o andamento das tarefas. O Método Kanban, para além de verificar o fluxo das demandas acompanha cada uma delas por meio de indicadores e métricas que auxiliam na melhor entrega do produto ao cliente.
O Quadro Kanban também pode ser associado a outras metodologias como o Scrum. Confira!
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