Para que qualquer iniciativa tenha sucesso é preciso uma ideia, um projeto e alinhamento. Existem ainda etapas necessárias que devem ser seguidas e reuniões pontuais para verificar o andamento de cada uma delas. O VMO (Value Management Office) é esse tipo de auxílio. É uma área que acompanha os processos e os indicadores, além de promover reuniões de alinhamento diversas.
O foco é no negócio e não no tipo de projeto, podendo assim se alinhar a diversas narrativas.
Os projetos ganham cada vez mais importância nas organizações, por isso um crescimento bastante relativo na área de gerenciamento de projetos.
O VMO veio com um caráter mais adaptativo, ou seja, responde melhor ao mundo VUCA e BANI. Você pode relembrar esse conteúdo aqui
O VMO tem mais proximidade com o facilitador, precisa apoiar os times e definir quais estratégias adotar. A estrutura é focada em entregas para o cliente, orientada às estratégias e ações que geram valor para a empresa.
Pontos específicos do VMO
De acordo com Fleks Hybrid Model, o Gerente de VMO deve possuir alguns pontos específicos como funções:
- Garantir o alinhamento estratégico das iniciativas;
- Garantir que o mindset e os princípios de gestão estejam sendo aplicados nas iniciativas;
- Maximizar a relação valor x riscos do conjunto de iniciativas a serem desenvolvidas;
- Definir processos enxutos e flexíveis para a condução de suas atividades e das iniciativas;
- Subdividir os objetivos estratégicos em OKRs;
- Definir e aplicar modelos de seleção de iniciativas;
- Definir quais iniciativas farão parte do portfólio em coordenação com a análise de negócio;
- Maximizar o fluxo de criação de valor;
- Prover recursos para as iniciativas;
- Definir metodologias, modelos e ferramentas de gestão adequadas para as práticas híbridas;
- Servir como mentor para outros papéis dentro da estrutura de criação de valor;
- Definir indicadores (KPIs) para monitorar o desempenho das equipes e iniciativas;
- Acompanhar o fluxo de criação de valor em períodos determinados;
- Prover informações sobre o fluxo de criação de valor para a alta gestão e demais stakeholders;
- Promover a descentralização e autogestão, de acordo com a maturidade e competência das equipes;
- Realizar a Gestão de Conhecimento dentro do âmbito das iniciativas de criação de valor;
- Realizar a Gestão de Risco em alto nível e escalar os riscos para um nível organizacional, quando necessário.
Todos esses fatores se integram à boa gestão dentro das organizações, sendo assim de extrema importância essa estrutura para o bom desempenho da estratégia definida.
E o PMO?
O Project Management Office tem a função de distribuir a estratégia entre os projetos, de modo que os gerentes de projetos se mantenham alinhados ao fluxo de entrega de valor. O PMO está a um nível abaixo do VMO, gerenciando conhecimento e os riscos dos projetos no nível tático e operacional. Ele tem a função de definir processos para o gerenciamento dos projetos, além de estabelecer as ferramentas e metodologias adequadas para cada projeto.
Conclusão
Hoje vimos a importância do papel do VMO nas organizações e os pontos específicos de suas funções. A atualidade pede agilidade nos processos e ganho de qualidade cada vez maior e o VMO faz esse papel adaptativo das diversas realidades dentro das empresas.
Precisa de uma avaliação para saber da necessidade da presença de um VMO na sua empresa? Entre em contato com um de nossos consultores. Será um prazer ajudá-lo.