A área de Recursos Humanos (RH) é de fundamental importância para qualquer empresa. É por meio dessa área que se contratam pessoas, além de vários processos que envolvem o empregador e o empregado.
Os processos de recrutamento e desenvolvimento profissional, análise de turnover, avaliação de desempenho, entre outros, são funções do RH.
Já parou para pensar no quanto de informação esse setor produz? Quantos dados estão disponíveis e podem ser perdidos caso não haja um ambiente adequado para armazená-los e um uso inteligente deles?
A tecnologia aliada a informação salva empresas e vidas, acredite.
Ter soluções inteligentes para o controle, armazenamento, uso e descarte desses dados é de extrema necessidade para que uma área de recursos humanos seja bem-sucedida, ganhe tempo operacional e possa se dedicar mais ao que importa de fato, analisar os dados e tomar decisões estratégicas assertivas, resultado disso: o bem-estar organizacional e de seus colaboradores.
Já falamos em um post anterior sobre a importância da Inteligência de Negócios para a tomada de decisões assertivas em uma empresa e hoje falaremos mais dela aplicada especificamente ao setor de Recursos Humanos.
O porquê organizar informações
A resposta é simples: estratégia. Potencializar a eficiência das informações e conseguir mapear processos, perfis profissionais, análise de oportunidades e todas as outras funcionalidades que citamos acima como responsabilidade do setor de RH.
Ter ferramentas de Business Intelligence (BI) ajudam, inclusive, a identificar tendências e as mudanças de comportamento que podem vir a acontecer no público externo e interno, através de visualizações gráficas, cálculos precisos e um ambiente sempre atualizado.
Definir e pautar cenários diferentes faz com que a empresa consiga se programar e se ajustar de forma mais ágil às mudanças.
Impacto na contratação
Um dos maiores impactos que podem vir a ser uma dor de cabeça na ausência da inteligência de negócio no setor de Recursos Humanos é a contratação de pessoas fora do perfil da empresa.
Quantas vezes você que trabalha no RH fez uma seleção toda estruturada, com as ferramentas corretas, encaminhou o candidato ao gestor, ele aprovou, mas no dia a dia, não funcionou e foi preciso iniciar um novo processo seletivo?
Esse desgaste pode ser evitado ou minimizado com ferramentas que auxiliam no mapeamento mais profundo das funções do candidato e, até onde, algumas capacidades que ele porventura não possuir, podem ser desenvolvidas. Uma espécie de projeção que ajuda a reduzir uma contratação desacertada.
Performance
O desempenho dos colaboradores acompanhado de perto gera mais resultados para a empresa e isso não tem nada com pressionar o colaborador por resultados e sim com potencializar as características positivas que ele já possui e desenvolver os pontos que podem ser melhorados ou corrigidos.
Acolher o colaborador e mostrar que ele importa para além do profissional é uma forma de valorizá-lo e entendê-lo como pessoa.
O que isso tem a ver com BI? Tudo! A partir do momento em que, por meio dos relatórios, se consegue identificar oscilações grandes de desempenho é possível identificar, em conjunto com os colaboradores, e iniciar estratégias de feedbacks e mudança de ação para entender o que está havendo e de que forma podem juntos melhorar.
Além disso, os relatórios de Business Intelligence são ótimos para valorizar os colaboradores por meio de promoções e incentivos que a empresa possuir.
Conclusão
O uso da tecnologia a serviço da informação tende a aumentar a cada dia. Para o setor de Recursos Humanos que lida com dados sensíveis e diversas áreas que impactam diretamente na organização como contratação, folha de ponto, gestão de cargos e carreiras, desenvolvimento pessoal, entre outros, ter a inteligência de negócio presente no dia a dia é necessidade.
Desta forma, concluímos que o setor de RH que ainda utiliza a forma manual para o desenvolvimento de projetos, processos e seleções, deixa a desejar no tocante a assertividade e produtividade, devido ao nível de celeridade atual.
Ferramentas de BI aplicadas ao setor de Recursos Humanos não só garantem ganho de tempo, como também decisões assertivas e previsão de cenários.
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