O streaming de áudio Spotify como conhecemos é um serviço inovador que revolucionou o consumo de música no mundo todo, inclusive sendo capaz de diminuir drasticamente a pirataria. Mas para que essas inovações pudessem acontecer, o Spotify lançou mão de uma estrutura de trabalho ágil que é referência para muitas empresas ao redor do mundo.
Chamada Squad Team, esse tipo de organização permite que as equipes trabalhem em sintonia, assim melhorando a velocidade, a produtividade e as entregas de forma que todas as áreas envolvidas falem a mesma língua.
Essa estrutura organizacional foi pensada para que as equipes tivessem uma resposta mais efetiva ao mercado e suas necessidades, compartilhassem informações e trabalhassem, de maneira mais proativa, no intercâmbio de conhecimento e soluções.
Para implementar o modelo, são definidas matrizes com times formados de forma vertical e horizontal. Os orientados verticalmente são as squads e tribos e os orientados horizontalmente são chapters e guilds.
Existe uma diferença entre cada um deles e veremos no decorrer deste artigo.
Squad Team é o nome da estrutura ágil responsável por englobar uma equipe multidisciplinar pensada e formada para trazer um melhor desempenho para um projeto ou desenvolvimento de produto, com ideias inovadoras e trabalho em conjunto. Realizando o projeto do início ao fim.
A formação de uma squad geralmente é orientada pela necessidade específica do projeto e pelo escopo a ser realizado. As squads são compostas com base nas habilidades e competências necessárias para entregar o produto ou projeto com sucesso. Portanto, é importante que a formação da squad seja bem planejada para garantir a presença das habilidades corretas para o projeto em questão. Não existe uma única forma correta de formar uma squad, mas ela deve ser estruturada para atender às demandas específicas do trabalho a ser realizado.
Cada um dos profissionais possui expertises diferentes e trabalham de forma colaborativa entre si, tendo assim autonomia para realizar suas atividades e contribuindo com conhecimentos para gerar sintonia e alcanças os objetivos em comum.
Para entender melhor como funciona o processo vamos separar cada uma das estruturas:
Squads: São equipe multidisciplinares e multifuncionais que reúnem diversos especialistas, tais como: desenvolvedores, designers, especialistas em UX/UI. Eles trabalham juntos em um mesmo projeto. Essa forma os permite autonomia, maior adaptabilidade às mudanças e respostas rápidas a desafios.
Tribes: As tribos são a junção de pessoas que trabalham juntas com a mesma missão e visão. Cada uma delas tem entre 5 e 20 squads em tarefas conectadas, ou seja, possuem o mesmo objetivo em comum para alcançar metas estratégicas.
Chapters: São divisões organizacionais que possuem habilidades e interesses semelhantes. Os colaboradores da mesma área trocam experiências e buscam soluções inovadoras, facilitando a troca de conhecimento e o compartilhamento de experiências.
Guilds: são grupos formados por Capítulos e Tribos diferentes, mas que possuem um interesse em comum. Juntos eles proporcionam uma rica troca de conhecimento sobre o mesmo tema com visões diferentes devido as suas especialidades o que enriquece a discussão e o aprendizado.
Os benefícios de se trabalhar com essa estrutura ágil vai desde o aumento da produtividade, que já nos é conhecido, até o intercâmbio de conhecimento entre as áreas. Dessa forma, é possível ver vários colaboradores em diversas funções levando soluções e inovação para os projetos. Os resultados do modelo de squads podem ser medidos por meio das métricas ágeis que já citamos aqui.
O que você achou da estrutura ágil utilizada pelo Spotify? Quer implementar metodologias ágeis na sua empresa? O time da Portfolio Gestão pode ajudar. Fale com um de nossos consultores.