A engenharia de dados tem importância fundamental para a sua empresa. Áreas correlatas como BI e Analytics fazem parte dessa engrenagem para uma melhor performance na hora de tomar decisões. Hoje vamos falar sobre como a transformação dos dados brutos valoriza ainda mais o resultado das ações cotidianas na sua empresa.
Com o passar do tempo os dados começaram a ser vistos por um viés diferente. Através deles, e depois do tratamento adequado, é possível gerenciar crises, descobrir gargalos, oportunidades e valorizar o bom desempenho de diferentes áreas da empresa e, consequentemente, tomar decisões.
O que muitos ainda não sabem é que para que tudo isso aconteça a engenharia de dados precisa funcionar e isso nada tem a ver com softwares caros ou painéis sofisticados. Na prática, o objetivo fundamental é utilizar de forma consciente os dados produzidos. De nada adianta tê-los se você não souber o que fará com eles.
Segundo Thiago Bluhm, especialista em BI e Analytics da Portfolio Tech, a engenharia dos dados é considerada um hit na tecnologia, ou seja, um tema de grande popularidade.
Tudo isso porque é por meio dela que soluções podem ser arquitetadas com o intuito de extrair os dados de suas origens e entregá-los no destino, sempre buscando a melhor estratégia para alinhar solução aos objetivos da empresa. E quando falamos origens dos dados no plural fazemos alusão as diversas fontes de dados que, por sua vez, podem ser arquivos de texto, imagens, arquivos de áudio, bancos de dados, planilhas, etc.
A coleta, ou melhor dizendo, a extração é um dos pilares da engenharia de dados. Para Bluhm é importante salientar que os dados produzidos pela empresa devem ser armazenados de forma segura e que possam ser mantidos em um servidor, ou vários servidores, permitindo a interoperabilidade, segurança da informação, continuidade das análises, escalabilidade e melhorias.
Ele destaca ainda que é extremamente relevante enfatizar que para não haver desperdício de trabalho, tempo e dinheiro do engenheiro de dados elaborando uma estratégia além do necessário, e nem algo que fique aquém das necessidades do negócio, é importante buscar um “fit” adequado, que pode ser ajustado de acordo com a necessidade.
O papel do engenheiro de dados
Figura central no processo de desenvolvimento dessa área, o engenheiro de dados investiga e faz um diagnóstico do que precisa acontecer no setor estudado.
O processo acontece adaptado a realidade da empresa, ou seja, existe um estudo, filtragem, extração dos dados que serão apresentados aos responsáveis pela área para que providências sejam tomadas, decisões mantidas ou alteradas, para o bem da saúde da empresa, dos processos e dos clientes.
“Os dados agregam muito valor a tomada decisão, pois saímos da esfera do simples achismo e caminhamos sobre trilhos mais precisos. Contudo é necessário paciência e um bom planejamento para avaliar o negócio e assim gerar a melhor tomada de decisão baseada nos dados.”, destaca Thiago Bluhm.
Gostou de saber mais sobre a engenharia de dados? Você pode aprofundar ainda mais o seu conhecimento assistindo nosso Tech Talks. Dividido em duas partes, você pode acompanhar todo o processo de engenharia de dados, o trabalho multidisciplinar com áreas da tecnologia e demais.
Confere no vídeo abaixo!